“Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt 27,46): aprendendo a derrotar o Mal

Autores

Palavras-chave:

Deus

Resumo

O artigo pretende observar a pedagogia de Jesus em momentos decisivos da vida humana, quando o ser humano se sente abandonado e coberto de males. O foco recai sobre a questão da indiferença e do abandono. A autora coloca em paralelo as versões do escritor José Saramago, em O Evangelho segundo Jesus Cristo e o cineasta Wim Wenders, com sua película Alice nas Cidades e a passagem do evangelho de Mateus sobre o grito de Jesus na cruz.Omundo de hoje, de diversos modos, sente o abandono de Deus. Conclui-se que um suposto abandono pode pender para o bem. No sofrimento é possível não ser patético, mas evitar a indiferença, olhar para o outro e caminhar junto. É o que demonstra, na prática, Jesus ao colocar-se no lugar dos seus semelhantes, experimentando, em sua vida e na cruz, a condição de toda a humanidade.

Biografia do Autor

Tereza Virgínia Ribeiro Barbosa, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestra em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Referências

ALTER,Robert. I.Bíblia. In:Emespelhocrítico.SãoPaulo:EditoraPerspectiva,1998,p.1-49.

BÍBLIA: TRADUÇÃO ECUMÊNICA (TEB). São Paulo: Edições Loyola, 1994.

BRIDI, M.V.Oevangelho de Saramago: a paixão deCristo emperspectiva. In:LOPONDO, Lilian. (org.) Saramago segundo terceiros. São Paulo: Humanitas, 1998, p. 111-130.

DICIONÁRIO BÁSICO MICHAELIS INGLÊS-PORTUGUÊS. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1980.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é filosofia? Trad. Bento Prado Júnior e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992, p. 211-256.

DINIZ, Maria Lúcia V. Paiva. O Evangelho segundo Saramago: Aúnica história possível Anais do XIV CELLIP (Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná), CD Rom, Curitiba/PR, 2001. http://webmail.faac.unesp.br/~mldiniz/publicacoes/artigo009.html consultado em 25/07/2011.

ESCHILO. Agamennone, Coefore, Eumenidi. Testo greco a fronte. A cura de Dario Del Corno. Trad. Raffaele Cantarella. Milano: Arnoldo Mondadori Editore, 1995.

FRAILE, Augustin Blanquez. Diccionario Latino-español. Barcelona: Editorial Ramón Sopena, S.A., 1946.

GABRIELA, Marília. José Saramago, 30-03-1991. In: Entrevista, 10 anos de GNT. São Paulo: Editora Globo, 2006, p. 48-57.

GRAF, Alexander. The cinema ofWimWenders: the celluloid highway. London:Wallflower Press, 2002, p. 72-92.

GUYAU, J.-M.Crítica da ideia de sanção. Trad.Regina Schöpke eMauroBaladi. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HUYS, M. The tale of the hero who was exposed at birth in Euripidean tragedy: a study of motifs. Symbolae Facultatis Litterarum Lovaniensis, Series A 20. Leuven: University Press Leuven, 1995.

IERA GRAMMATA. METAPHRASTHENTA EK TON THEION ARKHETYPON. Londres: Vrettanikes Vivlikes, Hetaireías, 1933.

ISER,Wolfgang. Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional. In: COSTALIMA, Luiz (org.). Teoria da literatura em suas fontes.Vol. 2.Rio de Janeiro:CivilizaçãoBrasileira, 2002, p. 957-987.

KOLKER, Robert Phillip, BEICKEN, Peter U. On the road: exile and innocence. In: The films of Wim Wenders: cinema as vision and desire. Cambridge: Cambridge University Press, 1993, p. 28-58.

LACOCQUE, André. Mon Dieu, mon Dieu, pourquoi m’as-tu abandonné? (Psaume 22). In: RICOEUR, Paul e LACOCQUE, André. Penser la Bible. Paris: Éditions du Seuil, 1998, p. 279-304.

DEGRANDIS, Robert. A cura pela Missa. São Paulo: Edições Loyola, 1991.

LEGRAS, Bernard. Violence ou douceur. Les normes éducatives dans les sociétés grecque et romaine. Histoire de l’éducation, École et violence. http://histoire-education.revues. org/index2018.html , p. 11-34.

LIGHT, Andrew.WimWenders’s everyday aesthetics. In: Smith, Jonathan M. The aesthetics of everyday life. New York: Columbia University Press, 2005, p. 109-134.

MONLOUBOU, L. Os Salmos. In: MONLOUBOU, L., LÉVÊQUE, J.-P, PRÉVOST, P.,

GRELOT, J.,AUNEAU, J., GILBERT, P.-M., SAULNIER, CH. Os salmos e os outros escritos. Trad. Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1996, p. 13-100.

NOVUM TESTAMENTUM GRAECE ET LATINE. E. Erwin Nestle et D. Kurt Aland (eds.). Stuttgart: Württembergische Biblelanstalt Stuttgart, 1962.

PROPP, Vladimir Iakovlevich. Morfologia do conto maravilhoso. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1984.

RICOEUR, P. Le scandale du mal. Esprit. Paris, n. 7-8, p. 57-63, julho de 1988 (disponível em http://www.esprit.presse.fr/ review/article.php?code=7737 acesso em 5 de fevereiro de 2010).

__________. La plainte comme prière. In: RICOEUR, Paul e LACOCQUE, André. Penser la Bible. Paris: Éditions du Seuil, 1998, p. 279-304.

SARAMAGO, José. O evangelho segundo Jesus Cristo. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

SCHILL, Oliver. The ‘Sensibilismus’ Movement in Wim Wenders’ Alice in the Cities (1974) and Kings of road (1976) compared to The American Friend (1975/76). Norderstedt Germany: Grin Verlag, 2003.

THE NEW OXFORD ANNOTATED BIBLE, whit the apocrypha. An ecumenical Study Bible. Oxford: Oxford University Press, 1977.

WENDERS, Wim. Alice in den städten (Alice in the cities). Munich, 1974.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

BARBOSA, T. V. R. . “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mt 27,46): aprendendo a derrotar o Mal. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 113, p. 101–121, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/356. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.