Análise Exegética de Oseias 14,2-9: Yahweh, a (própria) Asherá no livro de Oseias

Autores

  • Roberto de Jesus Silva Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil

Palavras-chave:

Yahweh, Asherá, Anat, conversão, arrependimento

Resumo

A presente pesquisa teve por objetivo demonstrar como a perícope de Oseias 14,2-9 apresenta o imenso esforço do profeta Oseias em exortar Israel ao arrependimento. Para isto, foram analisadas as diversas contribuições de autores da área bíblica que exploram com imenso labor este tema. Para tanto, apresentamos os problemas encontrados na perícope, tais como adições e outras possibilidades de leitura, todos notificados na crítica textual do presente trabalho. Por fim, nos atemos à questão do profeta Oseias chamar Yahweh de Anat e Asherá (Oseias 14,9), visto que estas eram divindades principais do panteão cananeu e o próprio profeta defende a ideia de um Yahweh único e celibatário no livro.

Biografia do Autor

Roberto de Jesus Silva, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil

Nasceu em 1982, em Mauá S/P. Professor e Diretor do SETEP – Seminário Teológico Pentecostal, atualmente está fazendo o Doutorado em Ciências da Religião na UMESP – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil.

Referências

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. 5. ed. São Leopoldo: Sinodal, 2005.

GERSTENBERGER, Erhard. Tradução de Nelson Kilpp. Teologia no Antigo Testamento: Pluralidade e sincretismo da fé em Deus no Antigo Testamento. São Leopoldo: Sinodal/CEBI, 2007.

JENSEN, José. Dimensões éticas dos profetas. São Paulo: Loyola, 2009.

KIRST, Nelson. Dicionário Hebraico Português e Aramaico Português. 19. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2007.

OTTERMANN, Monika. Eu sou Anat e tua Aserá... Yhweh e Aserá (não só) no Livro de Oseias. Artigo publicado no livro Profecia e Esperança: Um tributo a Milton Schwantes. São Leopoldo: Oikos, 2006.

SCHWANTES, Milton. História de Israel. Localização e Origens. Vol. 1. 4. ed. São Leopoldo: Oikos, 1987.

SCHÖKEL, Luís Alonso e J.L. Sicre Dias. Profetas I: Isaías e Jeremias. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2004.

VON RAD, G. Teologia do Antigo Testamento. 2. ed. São Paulo: Targumim, 2006.

WOLFF, Hans Walter. A Commentary on the book of the Prophet Hosea. 2. ed. Philadelphia: Fortress Press, 1974.

YOFRE, Horacio Simian. El Desierto de los Dioses: Teologia e Historia em El libro de Oseas. Roma: Ediciones El Almendro, 1992.

Downloads

Publicado

08/01/2022

Como Citar

SILVA, R. de J. . Análise Exegética de Oseias 14,2-9: Yahweh, a (própria) Asherá no livro de Oseias. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 32, n. 128, p. 474–483, 2022. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/578. Acesso em: 26 abr. 2024.