Estes servos de Yahweh... os animais. Anotações sobre o cuidado a partir do Deuteronômio
Palavras-chave:
Animais, cuidado, relações, dignidadeResumo
De acordo com a narrativa bíblica, os animais foram criados por Deus antes dos seres humanos. De acordo com a perspectiva evolucionista o caminho foi o mesmo, primeiro os animais, depois os seres humanos. Nos dias atuais os ecologistas nos chamam a atenção para o cuidado com o meio-ambiente e têm denunciado o maltrato de animais de forma efusiva. Inúmeras fundações são criadas para promover o cuidado e adoção de animais abandonados. Cabe, porém, uma reflexão bíblico-teológica sobre o trato dos animais. Muitas vezes eles aparecem no texto bíblico como professores de Yahweh para corrigir o ser humano de seus exageros no desprezo aos seus semelhantes. Animais também são servos de Yahweh, Francisco de Assis parece ter captado muito bem essa perspectiva. Um olhar sobre a lei do Deuteronômio abre um espaço para a revisão da nossa ética do cuidado, os animais e o cuidado com os animais nos trazem preciosos ensinamentos sobre o cuidado também com o ser humano.
Referências
ADEYEMO, Tokunboh (ed.). Comentário bíblico africano. São Paulo: Mundo Cristão, 2006.
GHERMAN, Michel. “Valsa com Bashir” e o massacre de Sabra e Chatila: entre a amnésia política e a responsabilidade da memória. Buenos Aires, 2013, Prometeica: Revista de Filosofía y Ciencia. Ano 3, n. 7, p. 60-71, citação extraída das p. 66-67. Acessado em: 22 de fevereiro de 2013. Disponível em http://www.prometeica.com.ar/pmt7/pmt7--gherman.pdf
MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Animais interiores: nadadores e rastejantes. São Paulo: Loyola, 2004.
MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Animais interiores: os voadores. São Paulo: Loyola, 2003.
MAZAR, Amihai. Arqueologia na terra da Bíblia (10.000-586 a.C.). São Paulo: Paulinas, 2003.
REIMER, Haroldo. Sobre pássaros e ninhos. Olhar ecológico em leis do Deuteronômio. Em: Toda a Criação: Bíblia e ecologia. São Leopoldo: Oikos, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Lília Dias Marianno
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.