Estes servos de Yahweh... os animais. Anotações sobre o cuidado a partir do Deuteronômio

Autores

Palavras-chave:

Animais, cuidado, relações, dignidade

Resumo

De acordo com a narrativa bíblica, os animais foram criados por Deus antes dos seres humanos. De acordo com a perspectiva evolucionista o caminho foi o mesmo, primeiro os animais, depois os seres humanos. Nos dias atuais os ecologistas nos chamam a atenção para o cuidado com o meio-ambiente e têm denunciado o maltrato de animais de forma efusiva. Inúmeras fundações são criadas para promover o cuidado e adoção de animais abandonados. Cabe, porém, uma reflexão bíblico-teológica sobre o trato dos animais. Muitas vezes eles aparecem no texto bíblico como professores de Yahweh para corrigir o ser humano de seus exageros no desprezo aos seus semelhantes. Animais também são servos de Yahweh, Francisco de Assis parece ter captado muito bem essa perspectiva. Um olhar sobre a lei do Deuteronômio abre um espaço para a revisão da nossa ética do cuidado, os animais e o cuidado com os animais nos trazem preciosos ensinamentos sobre o cuidado também com o ser humano.

Biografia do Autor

Lília Dias Marianno

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Mestre em Teologia Bíblica pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT/STBSB).

Referências

ADEYEMO, Tokunboh (ed.). Comentário bíblico africano. São Paulo: Mundo Cristão, 2006.

GHERMAN, Michel. “Valsa com Bashir” e o massacre de Sabra e Chatila: entre a amnésia política e a responsabilidade da memória. Buenos Aires, 2013, Prometeica: Revista de Filosofía y Ciencia. Ano 3, n. 7, p. 60-71, citação extraída das p. 66-67. Acessado em: 22 de fevereiro de 2013. Disponível em http://www.prometeica.com.ar/pmt7/pmt7--gherman.pdf

MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Animais interiores: nadadores e rastejantes. São Paulo: Loyola, 2004.

MIRANDA, Evaristo Eduardo de. Animais interiores: os voadores. São Paulo: Loyola, 2003.

MAZAR, Amihai. Arqueologia na terra da Bíblia (10.000-586 a.C.). São Paulo: Paulinas, 2003.

REIMER, Haroldo. Sobre pássaros e ninhos. Olhar ecológico em leis do Deuteronômio. Em: Toda a Criação: Bíblia e ecologia. São Leopoldo: Oikos, 2006.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

MARIANNO, L. D. . Estes servos de Yahweh... os animais. Anotações sobre o cuidado a partir do Deuteronômio. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 117, p. 9–20, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/323. Acesso em: 4 out. 2022.