No covil com leões! Sobre governantes corrompidos e presidentes com espírito excelente (Dn 6)

Autores

Palavras-chave:

Justiça, Palavra, Poderes, Profecia, Atitude

Resumo

Este artigo apresenta as palavras em ação na elevação de reis e poderosos, evidenciando um contexto no qual o justo é caluniado e difamado, os corruptos e gananciosos detêm o poder durante algum tempo, mas a palavra final é do Deus do universo, que constitui reis e depõe reis, levanta e destrona os poderosos, mas preserva aqueles que se colocam a serviço do direito e da justiça e que atuam como seus profetas. A estes ele dá livramento, e sobre os corrompidos exerce sentença e juízo irremediáveis. Por fim convoca-nos a copiar a integridade de Daniel em nossa espiritualidade.

Biografia do Autor

Lília Dias Marianno, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Mestre em Teologia Bíblica pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT/STBSB).

Referências

BÍBLIA Hebraica Stuttgartensia. Stuttgart: Deutche Bibelstiftung Stuttgart, 1967/77.

BÍBLIA Vozes (Edição da família), 45. ed., Petrópolis: Vozes, 2001.

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. Vol. 2: da época da divisão do reino até Alexandre Magno. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal/Vozes, 2000.

GUNNEWEG, Antonius G. História de Israel: dos primórdios até Bar Kochba e de Theodor Herzl até os nossos dias. Série Biblioteca de Estudos do Antigo Testamento. São Paulo: Loyola, 2005.

KIRST, Nelson et al. Dicionário Hebraico-Português e Aramaico-Português. 28. ed. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal/Vozes, 2013.

MAZAR, Amihai. Arqueologia na terra da Bíblia (10.000-586 a.C.). Coleção Bíblia e Arqueologia. São Paulo: Paulinas, 2003.

PYNE, J. Barton. Ruah. Em: HARRIS, Richard Laird; ARCHER, Jr., Gleason L.; WALTKE, Bruce K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.

SELLIN, Ernst; FOHRER, G. Introdução ao Antigo Testamento. 3. ed. Volume 2. São Paulo: Paulinas, 1977.

SICRE, José Luis. Profetismo em Israel: o profeta, os profetas, a mensagem. Petrópolis: Vozes, 1996.

ZENGER, Erich, et al. Introdução ao Antigo Testamento. Série: Coleção Bíblica 36. São Paulo: Loyola, 2003.

Downloads

Publicado

10/10/2021

Como Citar

MARIANNO, L. D. . No covil com leões! Sobre governantes corrompidos e presidentes com espírito excelente (Dn 6). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 33, n. 132, p. 32–47, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/159. Acesso em: 28 mar. 2024.