Jesus: sacerdote misericordioso e fiel (Hb 2,17)

Autores

  • Tomaz Hughes Conferência dos Religiosos do Brasil, Brasil

Palavras-chave:

sacerdote, misericórdia, solidariedade, servo, discípulo(a)

Resumo

Este artigo primeiramente analisa Hebreus como texto bíblico, na sua autoria, forma literária e conteúdo.  É o único documento do Novo Testamento que fala de Jesus como sacerdote e sumo sacerdote. Porém esses atributos de Jesus são sempre ligados à vida d´Ele antes da sua glorificação.  Embora outros textos bíblicos enfatizem a necessidade de um sacerdote ser puro e perfeito, Hebreus avança quando descreve Jesus como sacerdote “perfeito e misericordioso”.  Essa qualidade de misericórdia na vida de Jesus se manifesta primeiramente na sua solidariedade com as pessoas, especialmente os sofridos e pecadores.  O autor sugere que a raíz dessa prática de Jesus é a sua identificação com a espiritualidade e missão do “Servo do Senhor”, tão bem retratadas em Deutero-Isaías.  Conclui insistindo que nisso se acha a caraterística dos discípulos-missionários/as do Senhor hoje, que devem tornar visível o rosto misericordioso de Deus, especialmente aos pobres e pecadores, como insiste o Documento de Aparecida.

Biografia do Autor

Tomaz Hughes, Conferência dos Religiosos do Brasil, Brasil

Assessor bíblico do Centro de Estudos Bíblicos (CEBI) e da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Referências

BÍBLIA. Português. Tradução Ecumênica (TEB). São Paulo: Loyola, 1995.

BOURKE, M. M. The Epistle to the Hebrews. In: BROWN, R. E., FITZMYER, J. A.; MURPHY, R. The New Jerome Biblical Commentary. London: Englewood Cliffs, 1991.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO AMERICANA E DO CARIBE. Documento de Apa-recida. São Paulo: Paulus. 2007.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

HUGHES, T. Jesus: sacerdote misericordioso e fiel (Hb 2,17). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 33, n. 130, p. 105–113, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/134. Acesso em: 26 abr. 2024.