É o Deus da Bíblia vingativo, violento e exterminador? Violência e extermínio no livro do Deuteronômio
Keywords:
violência, extermínio, Deus, Antigo Testamento, DeuteronômioAbstract
A violência e o extermínio de pessoas e de populações de cidades e de nações é um tema tratado no Antigo Testamento com relativa frequência. Seus redatores falam deste assunto e o denunciam. Eles não o abafam e nem o escondem. Os redatores dos livros do Deuteronômio e de Josué abordam esta temática com muita frequência e com um linguajar chocante e escandaloso porque colocam na boca de Deus a ordem de exterminar completamente pessoas e populações inteiras. O redator de Dt 29–30, no entanto, relê os textos mais antigos do Deuteronômio e os corrige, porque ele acredita no Deus Libertador e Criador. Para ele, um Deus que legitima
a violência e ordena o extermínio de pessoas é falso. Ele é um ídolo. Sua proposta é: não à violência e não ao extermínio de seres humanos!
References
BRAULIK, Georg. “Die Voelkervernichtung und die Rueckkehr Israels ins Verheissungsland”. In: ID. Studien zum Deuteronomium und seiner Nachgeschichte. SBAB 33. Stuttgart: Verlag Katholisches Bibelwerk, 2001.
BRAULIK, Georg. Deuteronomium II 16,1–34,12. NEB 28. Kommentar zum Alten Testament. Wuerzburg: Echter Verlag, 1992.
______. Deuteronomium 1–16,17. NEB 15. Kommentar zum Alten Testament. Wuerzburg: Echter Verlag, 1986.
DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. V. 2. Petrópolis: Vozes/São Leopoldo: Sinodal, 1997.
LOHFINK, Norbert. “Der ‘heilige Krieg’ und der ‘Bann’ in der Bibel”. In: Georg Braulik (org.). Materialien zur Fundamentalexegese des Alten Testaments. Wien. Manuscrito impresso, 1997, p. 33-41.
______. Verbetes haram/herem – Theologisches Woerterbuch zum Alten Testament III. Stuttgart: Verlag W. Kohlhammer, 1982, p. 192-213.
ZENGER, Erich. Ein Gott der Rache? – Feindpsalmen verstehen. Freiburg/Basel/Wien: Herder, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Estudos Bíblicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.