A misericórdia e compaixão no Evangelho de Lucas: inspiração para uma Igreja em saída

Autores

  • Isadora Maria Oliveira Souza Faculdade de Educação São Luis, Jaboticabal, Brasil

Palavras-chave:

Evangelho de Lucas, Misericórdia, Compaixão

Resumo

Lucas apresenta Jesus como sendo ele próprio a expressão da misericórdia do Pai. É no seu modo de agir que se percebe a atitude misericordiosa diante das pessoas, sobretudo as mais necessitadas e marginalizadas. Jesus é o Salvador que traz a salvação, libertando as pessoas de tudo aquilo que as impedem de viver uma vida digna. Misericórdia e compaixão são atitudes próprias para serem cultivadas nos tempos atuais. A Igreja em saída, como pede o Papa Francisco, com pastores que sintam o cheiro das ovelhas, é uma Igreja misericordiosa e compassiva, capaz de ir em busca das ovelhas perdidas e marginalizadas.

Biografia do Autor

Isadora Maria Oliveira Souza, Faculdade de Educação São Luis, Jaboticabal, Brasil

Pós-graduada em Ensino Religioso pela Faculdade de Educação São Luis, Jaboticabal, Brasil, Graduada em Teologia pelo Centro Universitário Internacional, Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Municipal de Franca. Membro do Instituto Secular Servas de Jesus Sacerdote. Coordenadora da Comissão Administrativa da RCC da Diocese de Franca-SP.

Downloads

Publicado

28/12/2021

Como Citar

SOUZA, I. M. O. A misericórdia e compaixão no Evangelho de Lucas: inspiração para uma Igreja em saída. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 37, n. 144, p. 380–383, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/456. Acesso em: 18 abr. 2024.