A fraternidade da igreja de Tessalônica como resistência à vida social no império (1 Tessalonicenses 1,1-10)
Keywords:
1 Tessalonicenses, fraternidade, justiça, resistênciaAbstract
O presente artigo analisa o início da Primeira Carta aos Tessalonicenses (1Ts 1,1-10), na ótica da libertação. A carta entrevê uma comunidade pobre, que busca caminhos de libertação pelo direito e pela justiça. Ela procura pôr em prática o verdadeiro conceito de justiça, conforme a proposta de Jesus, fazendo-o com radicalidade, expressa em uma consistente vida fraterna. Essa nova forma de relações é uma ameaçadora mensagem de resistência a valores do império. Rompe com o conformismo que aceita passivamente as estruturas que levam à morte. Ensina a vigorosa libertação dos ídolos, feita com base em um cristianismo que transborda em novas relações e ações, que se espalham com a dynamis do Espírito, não em forma de discurso bem-elaborado, mas de testemunho bem vivido, que contagia e constrói um novo futuro. Ainda que a libertação não seja a proposta das políticas públicas imperiais, há um grande processo libertador no coração da Igreja de Tessalônica, que se dá pela fraternidade que unia os irmãos, alicerçada na fé, esperança e caridade.
References
BARBAGLIO, G. As cartas de Paulo (II). São Paulo: Loyola, 1989.
BOSCH, J.S. Escritos Paulinos. São Paulo: Ave-Maria, 2002.
CATENASSI, F.Z. 1 Tessalonicenses 1,1-10: fé, esperança, caridade... e resistência. In: ROSSI, L.A.S. (org.). 1 Tessalonicenses: fé, esperança, amor e resistência. São Paulo: Paulinas, 2017, p. 29-50.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da fraternidade 2019. Texto-base. Brasília: CNBB, 2019.
COLLINS, R.F. A Primeira Carta aos Tessalonicenses. In: BROWN, R.E. et al. Novo Comentário Bíblico São Jerônimo. Novo Testamento e artigos sistemáticos. São Paulo: Academia Cristã; São Paulo: Paulus, 2011, p. 407-420.
DONFRIED, K.P. Os cultos imperiais de Tessalônica e o conflito político em 1 Tessalonicenses. In: HORSLEY, R.A. (org.). Paulo e o império: religião e poder na sociedade imperial romana. São Paulo: Paulus, 2004, p. 213-220.
FAUSTI, S. La fine del tempo: Prima lettera ai Tessalonicesi. Commentario spirituale. 2. ed. Casale Monferrato: Piemme, 2000.
FEE, G.D. The First and Second Epistles to the Thessalonians. Grand Rapids: Eerdmans, 2009.
FERREIRA, J.A. Primeira Epístola aos Tessalonicenses: a Igreja como esperança dos oprimidos. Petrópolis: Vozes, 1991.
HORSLEY, R.A. A construção de uma sociedade alternativa. Introdução. In: _____. (org.). Paulo e o império: religião e poder na sociedade imperial romana. São Paulo: Paulus, 2004, p. 203-212.
KOESTER, H. A ideologia imperial e a escatologia de Paulo em 1 Tessalonicenses. In: HORSLEY, R.A. Paulo e o império: religião e poder na sociedade imperial romana. São Paulo: Paulus, 2004, p. 161-168.
MANINI, F. Lettere ai Tessalonicesi: introduzione, traduzione e comento. Milano: San Paolo, 2012.
O’CONNOR, J.M. Paulo de Tarso: história de um apóstolo. São Paulo: Loyola, 2007.
PESCE, M. As duas fases da pregação de Paulo. São Paulo: Loyola, 1996.
ROSSI, L.A.S. O evangelho contraimperial de Paulo. In: FIGUEIREDO, T.J.A.; CATENASSI, F.Z. Paulo: contexto e leituras. São Paulo: Paulinas, 2018, p. 137-152.
SCHNELLE, U. Paulo: vida e pensamento. São Paulo: Academia Cristã, 2014.
SCHÜRMANN, H. A primeira Epístola aos Tessalonicenses. Petrópolis: Vozes, 1969.
SILVA, V. Organização da carta e articulação teológica. In: PERONDI, I.; SILVA, V. ARTUSO, V. Mês da Bíblia 2017: Para que n’Ele nossos povos tenham vida. Primeira Carta aos Tessalonicenses. Texto-base. Brasília: CNBB, 2017, p. 32-34.
TRIMAILLE, M. A primeira Epístola aos Tessalonicenses. São Paulo: Paulinas, 1986.
ZEDDA, S. Para leer a San Pablo. Salamanca: Sígueme, 1965.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Estudos Bíblicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.