Migração: Uma perspectiva a partir de Paulo
Palabras clave:
migração, Paulo, viagens missionáriasResumen
A sociedade atual assiste perplexa à evolução dos movimentos migratórios que se avolumam por todos os cantos do planeta. Embora seja um fenômeno presente em todas as sociedades e em todos os tempos, as proporções e implicações dos atuais fluxos migratórios exigem a atenção cada vez maior dos mais diferentes setores da sociedade. Para alguns a migração é um problema. Para outros é a solução. Também a Bíblia testemunha a ocorrência de fenômenos migratórios. Nela as mais diferentes situações são apontadas para a ocorrência do fenômeno. Inclusive, a migração é estimulada. O presente texto percorre a narrativa bíblica, especialmente o testemunho de Paulo, perscrutando implicações do fenômeno migratório na disseminação da fé cristã. O objetivo é contribuir na discussão do tema. Chamar atenção para um aspecto não sempre considerado nas discussões: a migração como oportunidade. Há uma correlação entre viagens missionárias e processos migratórios. Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica.
Citas
DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. v. 2. 5.ed. São Leopoldo: Sinodal, Faculdades EST, 2010.
KEE, Howard Clark. As origens cristãs em perspectiva sociológica. São Paulo: Paulinas, 1983.
KLEIN, Renate Andrea. “Todas as pessoas são estrangeiras – em quase todos os lugares’: aspectos da teologia pós-exílica nos exemplos de Rute e de Jonas”. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 51, n. 2, p. 196-212, dez. 2011.
MESTERS, Carlos. Paulo apóstolo: um trabalhador que anuncia o Evangelho. São Paulo: Paulinas, 1991.
SCHWANTES, Milton. História de Israel: vol. 1: local e origens. 3. ed. com alterações e ampliações. São Leopoldo: Oikos, 2008.
STAMBAUGH, John E.; BALCH, David L. O Novo Testamento em seu ambiente social. São Paulo: Paulus, 1996.
STEGEMANN, Ekkehard W.; STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo: os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2004.
WENGST, Klaus. Pax romana: pretensão e realidade – Experiências e percepções da paz em Jesus e no cristianismo primitivo. São Paulo: Paulinas, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Estudos Bíblicos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.