Sacrifícios e o Dia das Expiações em Levítico Religião, economia e poder!

Autores/as

  • Jacir de Freitas Faria Instituto Santo Tomás de Aquino, Brasil

Palabras clave:

sagrado, puro-impuro, profano, sacrifícios, expiação, sumo sacerdote

Resumen

Neste ensaio procuramos demonstrar a importância dos sacrifícios e do Dia da Expiação no livro do Levítico, bem como a relação deles com o judaísmo do pós-exílio, que se firmou baseado na economia e no poder de um projeto litúrgico excludente. Os sacerdotes, revestidos de poder e pureza, entravam em contato com o Sagrado, força terrível que, irada por causa do contato com a impureza do povo, podia matar. O sumo sacerdote, considerado puríssimo, uma vez por ano, no dia das expiações, estava em contato direto com Javé e era poupado. O Dia da Expiação, colocado no centro da segunda parte do livro, é a condensação de todos os ritos anteriores, possibilitando o restabelecimento do estado de graça, perdido com o rompimento da Aliança. Desse modo, a classe sacerdotal passa a viver das ofertas levadas ao Templo, as quais são frutos da impureza do povo, que devem ser curadas com a pureza ritual.

Biografía del autor/a

Jacir de Freitas Faria, Instituto Santo Tomás de Aquino, Brasil

Mestre em Exegese Bíblica (Pontifício Instituto Bíblico, Roma), doutorando em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Reitor e professor de Exegese Bíblica no Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, em Belo Horizonte. Membro efetivo da cadeira número 20 da Academia Divinopolitana de Letras. Padre e frade franciscano.

Citas

CIMOSA, Mario. Levítico e Números [Tradução: Luiz João Gaio]. São Paulo: Edições Paulinas, 1984.

FARIA, Jacir de Freitas. As mais belas e eternas histórias de nossas origens em Gn 1–11: Mitos e contramitos. Petrópolis: Vozes, 2015.

GALLAZZI, Sandro. A teocracia sadocita: sua história e ideologia. Macapá: Instituto Metodista de Ensino Superior, 2002 (Tese de Doutorado).

GIRARD, René. A violência e o Sagrado. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

MIGROM, Jacob. Leviticus: a continental commentary. Augsber: Fortress, 2004.

OTTO, Rudolf. O Sagrado: os aspectos irracionais na noção do divino e sua relação com o racional. São Leopoldo: Sinodal/EST; Petrópolis: Vozes, 2007.

PADEN, E. Willian. Interpretando o sagrado: modos de conceber a religião. São Paulo: Paulinas, 2001.

PLEIN, Ina Wili. Sacrifício e culto no Israel do Antigo Testamento. São Paulo: Loyola, 2001.

SACCHI, Paolo. Sagrado/Profano Impuro/Puro: na Bíblia e nos arredores. Aparecida: Santuário, 2013.

STORNIOLO, Ivo. O Livro do Levítico: formação de um povo santo. São Paulo: Paulus, 1995.

WATTS, W. James. Ritual and Rhetoric in Leviticus: from sacrifice to Scripture. Cambridge University Press, 2012.

Publicado

2021-10-10

Cómo citar

FARIA, J. de F. Sacrifícios e o Dia das Expiações em Levítico Religião, economia e poder!. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 33, n. 129, p. 58–70, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/140. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a