“Por pouco tempo”: uma leitura político-religiosa de Apocalipse 12,1-18
Palabras clave:
Apocalipse de João, dragão, milenarismo, religião e sociedadeResumen
Este artigo analisa o capítulo 12 do Apocalipse de João. Numa posição central dentro do livro, duas narrativas são interligadas para construir uma única mensagem. A primeira narrativa descreve um conflito violento entre a figura mitológica do Dragão e uma mulher em trabalho de parto; na segunda narrativa, o mesmo Dragão aparece no céu em guerra contra um exército de anjos liderados por Miguel. Em ambas as histórias o Dragão é derrotado, apesar de deixar um rastro de violência na terra contra os seguidores de Jesus. O tom de esperança fica por conta da notícia de que a violência do Dragão na terra é “por pouco tempo”.
Citas
ADRIANO FILHO, José. O Apocalipse de João como relato de uma experiência visionária. Anotações em torno da estrutura do livro. In: Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, n. 34, 1999, p. 7-29.
CHEVITARESE, André Leonardo. Dragão, serpente e mulher. As bases helenísticas do capítulo 12 do Apocalipse de João, o visionário. In: Estudos de Religião, vol. XVI, n. 22, 2002, p. 11-36.
COLLINS, Adela Yarbro. The combath myth in the Book of Revelation. Eugene: Wipf and Stock Publishers, 2001.
KÜMMEL, W.G. Introdução ao Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1982.
LAMBRECHT, J. A structuration of Revelation 4,1–22,5. In: L’Apocalypse Johanique et l’Alocalyptique dans le NT. Leuven: Bembleux, 1980, p. 77-104.
NESTLE, Eberhard; NESTLE, Erwin; ALAND, Kurt (orgs.). Novum Testamentum Graece. 27. ed. Stuttgart: Gesamtherstellung Biblia-Druck, 1993.
SUMNEY, Jerry L. The Dragon has been defeated – Revelation 12. In: Review and Expositor, v. 98, n. 1, 2001, p. 103-115.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Valtair Miranda
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.