Os “ídolos” no cristianismo primitivo: o ídolo não é nada, não salva e não é capaz de ouvir os clamores dos pobres

Autores/as

  • Benedito Clovis Centro de Estudos Bíblicos, Brasil
  • Orides Bernardino Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Palabras clave:

ídolos, idolatria, cristianismo primitivo, projeto de vida, projeto idolátrico

Resumen

Os autores procuram conversar sobre os “ídolos” no cristianismo primitivo, iniciando com a questão: qual Deus é o verdadeiro e onde Deus está? Seguem a conversa procurando entender o significado de “ídolos” e a caminhada do cristianismo primitivo que fez a experiência de um Deus justo, rico em misericórdia e que não rejeita o povo que o escolheu, deixando de lado o ídolo que não salva e não é capaz de ouvir os clamores dos pobres.

Biografía del autor/a

Benedito Clovis, Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Membro do Centro de Estudos Bíblicos de Santa Catarina.

Orides Bernardino, Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Mestre em Teologia, com ênfase em Religião e Educação (Leitura e Ensino da Bíblia) pelas Faculdade EST. Membro do Centro de Estudos Bíblicos de Santa Catarina.

Citas

ASSMANN, H. e HINKELAMMERT, Franz J. Idolatria do Mercado. São Paulo: Vozes, 1989.

FROMM, Erich. O Conceito Marxista do Homem. 8ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1983.

GUTIÉRREZ, G. O Deus da vida. São Paulo: Loyola, 1990.

LOHFINK, Norbert. Il Dio violento dell’Antico Testamento e la ricerca d’una società non-violenta. La Civiltà Cattolica, 135, n. 3211, abril 1984.

MANGONI, José. Violência e idolatria no cristianismo: Uma leitura da invasão cristã europeia a partir da crítica da religião de Feuerbach e da concepção bíblica de Deus. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Faculdade de Teologia. Porto Alegre, 1999. Disponível em: < http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/5295> Acesso em 15/06/2014.

PIKAZA, X. e SILANES, N. (dir.). Dicionário teológico: o Deus cristão. São Paulo: Paulus, 1993.

RODRIGUES, José Raimundo. O problema da idolatria nas tradições legal e profética: um problema ético-teológico sempre atual. In: Interações: Cultura e Comunidade. Uberlândia:

Faculdade Católica de Uberlândia, 2011, vol. 6, núm. 9, p. 53-74. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=313027315004> Acesso em 17/05/2014.

SEGUNDO, Juan Luís. O homem de hoje diante de Jesus de Nazaré: fé e ideologia. v. I. São Paulo: Paulinas, 1985.

SOBRINO, Jon. O aparecimento do Deus da vida em Jesus de Nazaré. In: RICHARD, P.; CROATTO, S.; PIXLEY, J.

SOBRINO, Jon. Reflexiones sobre el significado del ateismo y la idolatria para la teologia. Revista Latinoamericana de Teologia, n. 7, janeiro/abril. San Salvador, 1986.

Publicado

2021-10-13

Cómo citar

CLOVIS, B.; BERNARDINO, O. Os “ídolos” no cristianismo primitivo: o ídolo não é nada, não salva e não é capaz de ouvir os clamores dos pobres. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 31, n. 124, p. 395–404, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/207. Acesso em: 21 nov. 2024.