Ação urgente e inteligente: estudo da parábola do administrador astuto em Lc 16,1-8
DOI:
https://doi.org/10.54260/eb.v37i144.224Palabras clave:
parábola, administrador astuto, Lc 16,1-8, ação urgente, ação inteligenteResumen
O artigo aborda a Parábola do Administrador Astuto, registrada em Lc 16,1-8 e seus desdobramentos teológicos e hermenêuticos, visando a atuação cristã. A interpretação da presente parábola é marcada por discussões exegéticas e teológicas, devido às discussões quanto à delimitação da parábola, a relação com os ditos dos vv. 9-13, e à complicação teológica de Jesus contar uma história ressaltando uma ação desonesta. Com vistas a contribuir para a discussão, o artigo desenvolve-se partindo da análise do contexto literário, delimitação, forma, estrutura e ambiente, para então abordar seus conteúdos considerando a dinâmica narrativa própria da parábola. Conclui-se com um olhar para a teologia e atualização hermenêutica. Para tanto retoma o contexto e linguagem escatológicos da parábola e propõe que, em tempos marcados por morte, doença, descuido com a terra, características bíblica e teologicamente chamadas de “presente era”, a ação urgente e inteligente por parte dos cristãos. Como fundamentação das discussões, são revisitados autores com importantes contribuições para a compreensão da parábola.
Citas
BAILEY, Kenneth E. Jesus pela ótica do Oriente Médio: estudos culturais sobre os Evangelhos. São Paulo: Vida Nova, 2016.
BAILEY, Kenneth E. As parábolas em Lucas. São Paulo: Vida Nova, 1995.
BERGER, Klaus. As formas literárias do Novo Testamento. São Paulo: Loyola, 1998.
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2006.
FITZMYER, Joseph A. El Evangelio segun Lucas III – traducion y comentario. Capitulos 8,22-18,14. Madrid: Cristiandad, 1987.
FREYNE, Sean. A Galiléia, Jesus e os Evangelhos: enfoques literários e investigações históricas. São Paulo: Loyola, 1996.
GOETZMANN, J. Casa. In.: COENEN, L.; BROWN, C. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2000. v. 1, p. 291-294.
GOURGUES, Michel. As parábolas de Lucas: do contexto às ressonâncias. São Paulo: Loyola, 2005.
JEREMIAS, Joachim. As parábolas de Jesus. São Paulo: Paulus, 1976.
KEENER, Craig. Comentário histórico-cultural da Bíblia: Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2017.
STAMBAUGH, J.; BALCH, D. L. O Novo Testamento em seu ambiente social. São Paulo: Paulus, 1996.
TRADUÇÃO Ecumênica da Bíblia. São Paulo: Loyola, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Lucas Merlo Nascimento
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.