“Olhai as aves do céu; buscai o reino dos céus”: observação e busca no Sermão do Monte como princípios da sustentabilidade (Mt 6,25-34)

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Ética, Sermão do Monte, Evangelho de Mateus, Discipulado, Reino de Deus

Resumo

Uma ética da sustentabilidade é constituída por princípios estabelecidos em conjunto com a sociedade e o meio ambiente. No Sermão do Monte Jesus ensina princípios éticos que têm relação com uma mudança de pensamento e atitude, uma cultura de não violência e desapego dos bens materiais, que aponta para algo novo. Esse artigo busca mostrar como a observação da natureza e a busca pelo Reino de Deus, elementos presentes no trecho de Mt 6,25-34, são princípios de sustentabilidade que superam o desejo de acúmulo de bens e poder.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Carneiro, Fundação Eduardo Carlos Pereira, Brasil

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP, Mestre em Teologia pela PUC-Rio, Teólogo Metodista. Professor na FATIPI - Fundação Eduardo Carlos Pereira.

Referências

CAMACHO, Fernando; MATEOS, Juan. O Evangelho de Mateus. São Paulo: Paulinas, 1993.

CARTER, Warren. O Evangelho de São Mateus. Comentário sociopolítico e religioso a partir das margens. São Paulo: Paulus, 2002.

JÚNIOR, Josias da Costa. “Espírito e natureza na teologia de Jürgen Moltmann”. In: Caminhando, Vol. 13, n. 22. São Bernardo do Campo: Editeo, 2º semestre de 2008.

LIMA, Anderson de Oliveira. Acumulai tesouros no céu: estudo da linguagem econômica do evangelho de Mateus. Dissertação de Mestrado. São Paulo: UMESP, 2010.

LUZ, Ulrich. El Evangelio Según San Mateo, I, Salamanca: Ediciones Siguieme, 1993.

MAZZAROLO, Isidoro. Evangelho de São Mateus. Ouvistes o que foi dito aos antigos...? Eu porém vos digo! Coisas velhas e coisas novas. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2005.

REIMER, Haroldo. Toda a Criação. Bíblia e Ecologia. São Leopoldo: Oikos Editora, 2006.

SCHWEIZER, Eduard. Il vangelo secondo Matteo. Brescia: Paideia Editrice, 2001.

STEGEMANN, Ekkehard W.; STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo. São Leopoldo: Editora Sinodal, São Paulo: Paulus, 2004.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

CARNEIRO, M. da S. . “Olhai as aves do céu; buscai o reino dos céus”: observação e busca no Sermão do Monte como princípios da sustentabilidade (Mt 6,25-34). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 117, p. 63–73, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/328. Acesso em: 20 abr. 2024.