Salmo das travessias: conversa com Milton Schwantes sobre o salmo 121
Palabras clave:
Êxodo, Salmos de Romaria, Travessia, TransformaçãoResumen
Na Bíblia, a memória do Êxodo, da volta do exílio e da esperança messiânica são experiências transformadoras que serviram de motivação para o futuro. No livro dos Salmos temos uma coleção de cânticos de peregrinação (Sl 120-126) que recolhem tais experiências. Neste artigo propõe-se reler um destes cânticos, o Sl 121, à luz das romarias na experiência das Comunidades
Eclesiais de Base e de um estudo de Milton Schwantes, que define este salmo como um salmo de parada, descanso ou travessia.
Citas
SCHWANTES, Milton. Salmos para o caminho: Anotações hermenêuticas a partir dos salmos 120 e 121. Em Revista de Interpretação Bíblica Latino-americana, Petrópolis, Vozes, fasc. 50, p. 96-101, 2005.
MESTERS, Carlos. Peregrino nas estradas de um mundo desigual. Salmos de romaria. São Leopoldo: Centro de Estudos Bíblicos, 1988.
CAMPUSANO, Maria Cristina Ventura. Opressão e resistência revelada pelos corpos peregrinos. Um estudo de gênero, classe e etnia a partir dos Salmos de Subida (Salmos 120 a 134). São Bernardo do Campo, Universidade Metodista de São Paulo,/ UMESP, 2003 (tese de doutorado). Publicado em espanhol por DEI, San Jose de Costa Rica, 2008.
HANKS, Thomas. Salmos de liberación y reconstrucción. San Jose de Costa Rica, Seminario Bíblico Latinoamericano, Editorial SEBILA, 1983.
CHOURAQUI, André. A Bíblia, Louvores, vol. I e II. Rio de Janeiro: Imago, 1998.
SCHOEKEL, Luis Alonso; CARNITI, Cecília. Vol. I e II. Salmos I: salmos 1-72. Salmos II: salmos 73-150. São Paulo: Paulinas, 1996.
BARROS, Marcelo. A vida se torna aliança. Orar os salmos hoje. São Leopoldo: CEBI; São Paulo: Paulus, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Marcelo Barros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.