O papel identitário dos hinos de Apocalipse 4 e 5

Autores/as

Palabras clave:

Apocalipse de João, Culto e ritual, Hino e liturgia, Cristianismo antigo

Resumen

Nosso propósito neste artigo é analisar as peças hínicas de Apocalipse 4 e 5 e refletir sobre o papel das mesmas na construção e manutenção da identidade social e religiosa dos leitores e ouvintes do livro no seu momento de produção. Argumentamos que os hinos registrados nas obras do movimento de Jesus possuíam um papel significativo na definição da autodescrição dos membros das igrejas, quer por representarem o que se cantava nas comunidades, quer como sugestão do que cantar. Cantar, então, não apenas descreve a divindade ou fala com ela, mas dá ao que canta um forte senso de identidade pessoal e social. Nos hinos, o fiel expressa o que ele, se ainda não é, pelo menos gostaria de ser.

Biografía del autor/a

Valtair Afonso Miranda, Faculdade Batista do Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em Ciências da Religião (UMESP/SP) e doutor em História (UFRJ). É Diretor Acadêmico da Faculdade Batista do Rio de Janeiro, onde leciona História da Igreja e Exegese do Novo Testamento.

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Publicado

2021-10-06

Cómo citar

MIRANDA, V. A. O papel identitário dos hinos de Apocalipse 4 e 5. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 36, n. 141, p. 107–116, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/36. Acesso em: 21 dic. 2024.