Pecado e doença na Bíblia: uma relação necessária?

Autores/as

  • Benedito Gomes Bezerra Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Palabras clave:

Pecado

Resumen

A doença é uma realidade perturbadora na vida das pessoas e levanta interrogações sobre a sua relação com Deus. Neste texto, a partir do livro de Jó e da narrativa da cura de um cego de nascença, em Jo 9, é aprofundada a relação entre pecado e doença, para a qual a tradicional “doutrina da retribuição” procura dar uma explicação. No livro de Jó encontram-se explicações diferenciadas,
em um texto mais antigo, em prosa, e em um texto inserido posteriormente, em diálogos, em forma poética. O fundamental é a confiança nos desígnios de Deus como aquele que tudo sabe e tudo faz de modo perfeito. Na cura do cego de nascença é posto em evidência que a cura não resulta de algum mérito ou da própria fé, como condição necessária, mas é uma manifestação da gratuidade do amor misericordioso de Deus. 

Biografía del autor/a

Benedito Gomes Bezerra, Universidade Católica de Pernambuco, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade de Pernambuco e Universidade Católica de Pernambuco.

Citas

COMBLIN, José. O caminho. São Paulo: Paulus, 2004.

WESTERMANN, Claus. Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1987.

Publicado

2021-11-15

Cómo citar

BEZERRA, B. G. Pecado e doença na Bíblia: uma relação necessária?. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 111, p. 35–44, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/385. Acesso em: 19 may. 2024.