Gn 1,1–2,4a: a criação em sete dias como contramito ao mito babilônico da criação, Enuma Elish

Autores/as

  • Jacir de Freitas Faria Instituto Santo Tomás de Aquino, Brasil

Palabras clave:

mito, contramito, resistência, opressão, imagem e semelhança

Resumen

Vivendo como exilado na Babilônia, Israel soube reconduzir a sua história para o Deus que outrora havia feito aliança eterna com os seus antepassados. Os mitos babilônicos exerciam forte influência sobre os babilônios. Seus deuses eram guerreiros e os cidadãos também o eram. Vendo isso, o povo da Bíblia respondeu com outro mito de criação. Como contraposição e lançando sinais de resistência, os exilados criaram o contramito da criação para demonstrar a face do Deus que cria gratuitamente e quer que os seus filhos vivam em harmonia entre si e com a natureza. Este artigo pretende demonstrar a relação entre os mitos bíblico da criação de Gn1,1–2,4a e o babilônico, Enuma Elish. O nosso objetivo é ressaltar o teor de contramito do texto bíblico, isto é, de resistência ao mito babilônico, bem como a diferença das cosmogonias que decorrem destes dois textos.

Biografía del autor/a

Jacir de Freitas Faria, Instituto Santo Tomás de Aquino, Brasil

Mestre em Exegese Bíblica (Pontifício Instituto Bíblico, Roma), doutorando em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Reitor e professor de Exegese Bíblica no Instituto Santo Tomás de Aquino – ISTA, em Belo Horizonte. Membro efetivo da cadeira número 20 da Academia Divinopolitana de Letras. Padre e frade franciscano.

Citas

A BÍBLIA de Jerusalém. Nova ed. rev. São Paulo: Paulus, 1985.

BALLARINI, Teodorico (org.). Introdução à Bíblia, v. II/1. Petrópolis: Vozes, 1975.

CHOURAQUI, André. No princípio. Rio de Janeiro: Imago, 2005.

FARIA, Jacir de Freitas. As mais belas e eternas histórias de nossas origens em Gn 1–11: mitos e contramitos. Petrópolis: Vozes, 2015.

______. Judaísmo e cristianismo: dois caminhos, duas culturas afins. Estudos Bíblicos, n. 61, p. 56. Petrópolis: Vozes, 1999.

______. HEIDEL, Alexander. The Gilgamesh Epic and Old Testament Parallels. 2. ed. Chicago: University of Chicago Press, 1963.

KRAUSS, Heinrich-Kuchler. As origens: um estudo de Gênesis 1–11. São Paulo: Paulinas, 2007.

SEUX, Marie-Joseph et al. La creación del mundo y del hombre en los textos del Próximo Oriente Antiguo. Salamanca: Verbo Divino, 1997.

Documentário: Ameaça ao homem: a preocupante feminização do macho. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=I4cWpUrL-V8 – Acesso em: 17 dez. 2017.

Publicado

2021-10-06

Cómo citar

FARIA, J. de F. Gn 1,1–2,4a: a criação em sete dias como contramito ao mito babilônico da criação, Enuma Elish. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 140, p. 425–439, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/44. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a