A fé cristã entre a <i>ecclesia</i> doméstica e a <i>ecclesia</i> urbana: uma comparação entre Filipenses e 1Pedro com vistas à Missão Urbana hoje
Palabras clave:
fé cristã, cidadaniax, cidadania, evangelho, testemunho e serviço, amor fraternal, missão urbanaResumen
Aideia deste artigo é comparar a dimensão de “cidadania” que Paulo desenvolve em Filipenses com as recomendações de 1Pedro para as pequenas comunidades da Ásia Menor a quem esta é dirigida. Filipenses assume um conceito de cidadania cujo fundamento é o evangelho que dignifica as pessoas que creem e seguem a Jesus Cristo, ainda que sob cruz e sofrimento. 1Pedro propõe umideal de testemunho e serviço para as comunidades cristãs urbanas também perseguidas (“dar razão da esperança que há em nós” e a vivência do “amor fraternal” no mesmo Espírito) que, reinterpretado, continua atual no momento em que vivemos.
Citas
COMBLIN, José. Epístola aos Filipenses. Petrópolis:Vozes/Imprensa Metodista/Sinodal 1985.
FELDMEIER, Reinhard. A Primeira Carta de Pedro. Um comentário exegético-teológico. Trad. Uwe Wegner. São Leopoldo: Sinodal, EST, 2009.
SCHNEIDER, Nélio. “Exerçam a cidadania de modo digno do evangelho de Cristo”: o evangelho na cidade. In: BOBSIN, Oneide (Org.). Desafios urbanos à Igreja. Estudos de casos. São Leopoldo: Sinodal, 1995, p. 13-28.
STRÖHER, Marga Janete. Casa igualitária e casa patriarcal – Espaços e perspectivas diferentes de vivência cristã. Dissertação de mestrado. São Leopoldo: EST, IEPG, 1998.