Aprenda a enxergar com o cego Bartimeu ou... Por que é necessário um método para ler a Bíblia?
Palabras clave:
Bartimeu, Evangelho de Marcos, método, BíbliaResumen
.
Citas
AGUIRREMONASTERIO, Rafael&RODRÍGUEZCARMONA, Antonio. Evangelios sinópticos y Hechos de los Apóstoles. Estella: Verbo Divino, 1994.
BALZ, Horst & SCHNEIDER, Gerhard (eds.). Diccionario Exegetico del Nuevo Testamento. Salamanca: Sígueme, 1998.
BERGER, Klaus. As formas literárias do Novo Testamento. São Paulo: Loyola, 1998.
CABA, José. Métodos exegéticos en el estudio actual del Nuevo Testamento. Gregorianum 73 (1992) 611-669.
GNILKA, Joachim. El Evangelio según San Marcos – Mc 8,27-16,20. Salamanca: Sígueme, 1986.
GUILLEMETTE, Pierre & BIRSEBOIS, Mireille. Introduzione ai metodi storico-critici. Roma: Borla, 1990.
HOLLAND, Thomas A. & NETZER, Ehud. Jericho. In: FREEDMAN, David Noel (ed.). The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992, v. 3, p. 723-740.
LANE, Willian L. The Gospel of Mark. Grand Rapids: Eerdmans, 1993.
LOHFINK, Gerhard. Agora entendo a Bíblia. São Paulo: Edições Paulinas, 1978.
PONTIFÍCIA Comissão Bíblica. A interpretação da Bíblia na Igreja. SãoPaulo: Paulinas, 1994.
POPPI, Angelico. Sinossi dei quattro vangeli – II. Introduzione e commento. Padova: Messaggero, 1990.
SCHNELLE, Udo. Introdução à exegese do Novo Testamento. São Paulo: Loyola, 2004.
SILVA, Cássio Murilo Dias da. Leia a Bíblia como literatura. São Paulo: Loyola, 2007.
—— Metodologia de exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 20032.
—— CRÍTICA BÍBLICA: UM REMÉDIO CONTRA O FUNDAMENTALISMO. IN: MINCATO, Ramiro (org.). Bíblia: ciência, fundamentalismo e exorcismo. Porto Alegre: EST 2007, p. 39-51.
WITHERUP, Ronald D. Fundamentalismo bíblico. São Paulo: Ave Maria, 2004.
ZIMMERMANN, Heinrich. Los métodos histórico-críticos en el Nuevo Testamento. Madri: BAC, 1969.