Violência e misericórdia nos Profetas Bíblicos dos séculos VIII e VII a.C.

Autores/as

  • Ludovico Garmus Instituto Teológico Franciscano, Brasil

Palabras clave:

justiça, direito, viol^ência, amor, misericórdia, profetas

Resumen

A Palestina é um corredor natural de ligação entre os continentes da África, Ásia e Europa. Era uma região cobiçada e disputada pelos impérios do Antigo Oriente Médio. O domínio sobre este corredor significava o controle do comércio e das riquezas que por ali fluíam. O objetivo deste pequeno estudo é mostrar como os profetas dos séculos VIII e VII a.C., de Israel e Judá, se posicionaram frente ao sofrimento do povo causado pelas injustiças internas e, agravado, pela crueldade e violência da invasão da Assíria e da Babilônia.

Biografía del autor/a

Ludovico Garmus, Instituto Teológico Franciscano, Brasil

Doutor em Teologia Bíblica (Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueológicas, Jerusalém, da Pontifícia Universidade Antoniana de Roma), Mestre em exegese bíblica (Pontifício Instituto Bíblico, Roma). Professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia do Instituto Teológico Franciscano. Editor responsável
da revista Estudos Bíblicos.

Publicado

2021-10-06

Cómo citar

GARMUS, L. Violência e misericórdia nos Profetas Bíblicos dos séculos VIII e VII a.C. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 139, p. 258–271, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/56. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 3 > >>