Jesús y la “extranjera” en Mc 7,24-30
Palabras clave:
Jesus, estrangeiro, mal, Reino de Deus, acolhida, diálogoResumen
O Senhor, como é chamado pela siro-fenícia, é apresentado na perícope de Mc 7,24-30 como o verdadeiro estrangeiro e até mesmo dependente da acolhida de outrem. Dentre os lugares em que Jesus esteve na sua vida pública, atuando contra as forças do mal, destaca-se a sua passagem por terras não destinadas a serem espaços de acolhida do Messias. Num texto relativamente simples, com atuação de poucos personagens, desenvolve-se o diálogo libertador e esclarecedor, capaz de fazer transparecer a abertura total da mensagem de Deus, geradora de vida, para a acolhida daqueles que são seus destinatários. Porém, esta universalidade, característica da mensagem, esbarra por vezes nos limites humanos, de modo particular nos seus anunciadores, e torna-se fonte de opressão e exclusão do diferente. Aqui, o diálogo é fator determinante para que os anunciadores da mensagem abram-se à novidade da acolhida do outro a fim de não trair a vocação primeira da Palavra Divina, a geração do Bem, do Reino de Deus, e não do mal do “antirreino”.
Citas
BÍBLIA DE JERUSALÉM. Nova edição, revista e ampliada. Tradução de Jorge César Mota. São Paulo: Paulus, 2011.
FABRIS, R.; BARBAGLIO, G. Os Evangelhos, I. Tradução de Jaldemir Vitorio, Giovanni di Biasio. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2014.
GOPPELT, L. Teologia do Novo Testamento. Trad. Martin Dreher e Ilson Kayser. 3. ed. São Paulo: Teológica, 2003.
LIBÂNIO, J.B. Introdução à Teologia Fundamental. São Paulo: Paulus, 2014.
McKENZIE, John L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 1983.
SCHILLEBEECKX, E. Jesus, a história de um vivente. Col. Teologia Sistemática. Tradução de Frederico Stein. São Paulo: Paulus, 2008.
SUESS, P. Introdução à teologia da missão: convocar e enviar servos e testemunhas do Reino. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
THEISSEN, G; MERZ, A. O Jesus histórico: um manual. Tradução de Milton Camargo Mota; Paulo Nogueira. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Estudos Bíblicos
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.