João Batista e Jesus: dois profetas rejeitados: um estudo de Mateus 11,2-19

Autores

  • José Adriano Filho

Palavras-chave:

João Batista

Resumo

No relato de Mateus 11,2-19, os personagens interessados em Jesus dirigem-se até Ele com uma pergunta, na expectativa de terem uma solução. João, preso e encarcerado por ordem de Herodes Antipas, aguardava por sua sorte; encontrava-se ainda com vida, mas sem liberdade. O silêncio de João contrasta com as demais referências existentes no Novo Testamento onde, sem vacilar, ele exalta a dignidade de Jesus. Ao apresentar Jesus falando com os emissários de João, Mateus indica uma relação baseada no diálogo entre o movimento de João Batista e o de Jesus, no qual, do lado dos seguidores de João, predomina a dúvida e a incerteza; inseguranças oriundas da própria condição em que se encontravam, após o vazio deixado pelo seu líder e na demora quanto à realização do julgamento de Israel nos termos da escatologia de João. No desenvolvimento do texto, vemos também a acentuada rejeição desses dois profetas.

Referências

CARTER,Warren.OEvangelho de Mateus. Comentário sociopolítico e religioso a partir das margens. São Paulo: Paulus, 2002.

HARRINGTON, Daniel J. The Gospel of Mathew. Collegeville, Minnesota: The Liturgical Press, 1991.

JEREMIAS, Joaquim. Teologia do Novo Testamento. São Paulo: Paulinas, 1976, p. 121-189.

OVERMAN, J.Andrew.Church andCommunity inCrisis. TheGospelAccording toMathew. Valley Forge, Pennsylvania: Trinity Press International,1996.

SARAPU, Valdir Carlos. “Ele é mais que um profeta. João Batista na origem da igreja”. (Dissertação de mestrado apresentada ao Centro de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, 1999).

Downloads

Publicado

16/11/2021

Como Citar

FILHO, J. A. . João Batista e Jesus: dois profetas rejeitados: um estudo de Mateus 11,2-19. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 108, p. 87–93, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/424. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.