Corazones cerrados solo ven demonios (Mc 3,22-30)

Autores/as

  • Vando Marques Gomes Universidad Católica de Pernambuco, Brasil

Palabras clave:

Jesus, escribas, autoridade, poder, mal, demônios, Reino de Deus

Resumen

Jesus é apresentado por Marcos como alguém que tem poder e autoridade sobre as forças do mal. No entanto a perícope de Mc 3,22-30 mostra uma enérgica rejeição que sofreu por parte de alguns escribas. Ao acusarem Jesus de estar sob o domínio do mal e de agir em nome do príncipe dos demônios, eles elaboram uma verdadeira campanha para dissolver sua popularidade carismática, taumatúrgica e doutrinal. Este artigo é uma breve análise da autoridade e do poder de Jesus, reconhecidos pelas multidões e transmitidos até aos seus discípulos; como também das motivações e razões dos escribas para tentarem destruir a imagem de um homem que só passou fazendo o bem; e, ainda, das consequências inevitáveis que a dureza de coração traz para quem se torna caluniador do homem que Marcos apresenta como o Cristo, Filho de Deus.

Biografía del autor/a

Vando Marques Gomes, Universidad Católica de Pernambuco, Brasil

Especialista en Hermenéutica Bíblica de la Universidad Católica de Pernambuco, Licenciado en Filosofía por la Facultad de Filosofía, Ciencias y Letras de Caruaru, Licenciado en Teología por la Universidad Católica de Pernambuco.

Citas

BERGER, Klaus. É possível acreditar em milagres? São Paulo: Paulinas, 2004 (Coleção Bíblia e história).

BÍBLIA DE JERUSALÉM. 5ª edição, revista e ampliada. São Paulo: Paulinas 2008.

DICIONÁRIO enciclopédico da Bíblia. Responsáveis científicos Pierre-Maurice Bogaert, Mathias Delcor, Edmond Jacob, Édouard Lipinski, Robert Martin-Achard, Joseph Ponthot. Tradução de Ary Estêvão Pintarelli, Orlando Bernardi. São Paulo: Loyola; Santo André: Paulinas; Paulus; Academia Cristã, 2013.

FABRIS, Rinaldo. O Evangelho de Marcos: tradução e comentários. In: BARBAGLIO, Giusepe; FABRIS, Rinaldo. Os Evangelhos – Volume I. São Paulo: Loyola, 1990.

HAUBECK, Wilfrid; SIEBENTHAL, Heinrich von. Nova chave linguística do Novo Testamento grego. São Paulo: Targumim, Hagnos, 2009.

McKENZIE, John L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 1983.

THEISSEN, Gerd; MERZ, Annette. O Jesus histórico: um manual. São Paulo: Loyola, 2002.

TUYA, Manuel de. Bíblia comentada, V: Evangelios. In: Bíblia comentada. Salamanca: Editora Católica S.A., 1964.

VERMÈS, G. Jesus, o judeu. São Paulo: Loyola, 1990.

Publicado

2021-10-07

Cómo citar

GOMES, V. M. Corazones cerrados solo ven demonios (Mc 3,22-30). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 135, p. 327–337, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/102. Acesso em: 23 nov. 2024.