Lembranças que frutificaram

Autores/as

  • Francisco Orofino Centro de Estudos Bíblicos, Brasil
  • Carlos Mesters Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Palabras clave:

hermenêutica, leitura popular da Bíblia, leitura sociológica

Resumen

Em forma de uma carta enviada aos coordenadores deste número de Estudos Bíblicos, os autores destacam a importância da figura de Frei Gilberto Gorgulho no incentivo do estudo acadêmico e na animação da leitura popular da Bíblia. Destacam a leitura da Bíblia entre os pobres das periferias de São Paulo, promovida, especialmente, nas Comunidades Eclesiais de Base, no contexto da ditadura militar no Brasil. Destacam sua atuação no grupo de exegetas, do qual resultou a publicação de um Comentário Bíblico e se originou a revista Estudos Bíblicos. Recordam o método da leitura sociológica da Bíblia utilizada por Gorgulho, tanto no estudo acadêmico como na leitura da Bíblia com o povo.

Biografía del autor/a

Francisco Orofino, Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Leigo, professor de Teologia Bíblica em Nova Iguaçu (RJ) e assessor do CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e do ISER Assessoria (Instituto de Estudos da Religião).

Carlos Mesters, Centro de Estudos Bíblicos, Brasil

Cursou a Filosofia em São Paulo e foi fazer a Teologia em Roma, no Colégio Internacional Santo Alberto, em 1954.  Foi consagrado presbítero no dia 7 de julho de 1957. Formou-se em Teologia no Angelicum, a respeitada Faculdade Teológica dos dominicanos, em 1958. Em ciências bíblicas, formou-se primeiro, no Institutum Biblicum dirigido pelos jesuítas em Roma e, depois, na Escola Bíblica de Jerusalém, dos dominicanos.  Em 1962, voltou a Roma para defender tese junto à Pontifícia Comissão Bíblica.

Publicado

2021-10-14

Cómo citar

OROFINO, F.; MESTERS, C. Lembranças que frutificaram. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 31, n. 123, p. 248–254, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/215. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a