Exílio de Samaria e do Touro-Jovem em Oseias 10,1-8

Autores

  • Élcio Valmiro Sales de Mendonça Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil

Palavras-chave:

Samaria, touro jovem, Assíria, exílio, culto

Resumo

Israel Norte sempre foi mais poderoso que Judá, e isto em vários aspectos. Israel Norte possuía vales grandes e férteis, que eram cobiçados por nações e impérios. A fertilidade agrícola era grande e diversificada, produzia muitos frutos, azeitonas para azeite e uvas para a produção de vinho. Também possuiu um grande apiário em Tel Rehov, o maior de todos os que já foram encontrados. Tudo isso era externado com as mişbeḥot e maşşebot, altares e estelas, bem como na figura do touro jovem. Isto foi fortemente combatido e condenado pela redação judaíta. Isto é visível em todo o texto de Oseias e em outras partes da Bíblia Hebraica. Na avaliação judaíta, o exílio do Reino do Norte foi causado pela presença do touro jovem e por Israel ter seguido outras divindades. Isto é o que vemos no conteúdo de Oseias 10,1-8.

Biografia do Autor

Élcio Valmiro Sales de Mendonça, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil

Doutorando em Ciências da Religião no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil. Área: Linguagens da Religião. Linha de Pesquisa: Religião e Sociedade no Mundo Bíblico. Bolsista Fapesp.

Referências

ALONSO SCHÖKEL, L.; SICRE DÍAZ, José. Profetas II. Grande Comentário Bíblico. São Paulo: Edições Paulinas, 1991.

AMSLER, S. (et al.). Os Profetas e os Livros Proféticos. São Paulo: Edições Paulinas, 1992.

Biblia Hebraica Stuttgartensia. Ed. K. ELLIGER e W. RUDOLPH. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2011.

Bíblia Sagrada com Concordância. Revista e Atualizada. Trad. João Ferreira de Almeida. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008.

FINKELSTEIN, Israel. The Forgotten Kingdom: the archaeology and history of northern kingdom. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2013.

HARRIS, R. Laird; ARCHER JR., Gleason L.; WALTKE, Bruce K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998.

KESSLER, Reisner; KIRST, Nelson, et al. Dicionário Hebraico-Português & Aramaico-Português. 18. ed. São Leopoldo: Sinodal; Petrópolis: Vozes, 2004.

LIVERANI, Mario. Para Além da Bíblia: história antiga de Israel. São Paulo: Paulus/Loyola, 2008.

MAYS, James Luther. Hosea: a commentary. London: SCM Press LTD, 1969.

MAZAR, Amihai. Arqueologia na Terra da Bíblia 10.000-586 aC. São Paulo: Paulinas, 2003.

Nova Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulus, 2014.

SCHMITDT, Werner H. Introdução ao Antigo Testamento. 3. ed. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2004.

SIMIAN-YOFRE, Horácio. El Desierto de los Dioses: teologia e historia en el libro de Oseas. Cordoba: Ediciones el Almendro, 1993.

WOLFF, Hans Walter. Oseas Hoy: las bodas de la ramera. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1984.

Downloads

Publicado

08/01/2022

Como Citar

MENDONÇA, Élcio V. S. de . Exílio de Samaria e do Touro-Jovem em Oseias 10,1-8. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 32, n. 128, p. 436–444, 2022. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/575. Acesso em: 18 abr. 2024.