“Guardai-vos dos ídolos”: 1Jo 5,21

Autores

  • Ney Brasil Pereira Instituto Teológico de Santa Catarina, Brasil

Palavras-chave:

Primeira Carta de João, Advertência, certezas, ídolos

Resumo

Este versículo final da primeira carta de João nos surpreende de várias maneiras. Não é uma despedida formal, mas em vez disso é uma brevíssima advertência, até lacônica. Por que será que João concentra nesse versículo a sua palavra final? Ainda mais que o termo “ídolos” não aparece uma vez sequer ao longo da carta? Além disso, por que essa advertência lacônica, numa carta permeada de certezas? É a pergunta que o artigo pretende responder, em duas partes: 1. As “certezas” da 1ª carta de João; 2. Os “ídolos” dos quais devemos guardar-nos.

Biografia do Autor

Ney Brasil Pereira, Instituto Teológico de Santa Catarina, Brasil

Mestrado em Ciências Bíblicas pelo Pontificio Instituto Bíblico em Roma. Como exegeta, colaborou com as recentes traduções católicas da Bíblia em nosso país, tendo traduzido Atos dos Apóstolos, 1-2 Macabeus, Daniel, e Baruc, na “Bíblia de Jerusalém”, edição de 1985; todos os livros dêutero-canônicos, na Bíblia da editora Vozes, edição de 1981; o livro do Êxodo, na Bíblia da LEB-Loyola, edição de 1983; as Cartas de João, Apocalipse, Judite, e Sirácida, na “Tradução Ecumênica da Bíblia”, ou seja, a “TEB”, também de Ed. Loyola, edição de 1994; e Judite, Tobias, Ester, 1-2 Macabeus, Jó, Provérbios, Eclesiastes, Cântico, Sabedoria e Eclesiástico, na Bíblia “da CNBB”, lançada em 2001. Além de outras traduções e revisões, tem vários artigos publicados na “Revista de Cultura Bíblica”, em “Estudos Bíblicos” e especialmente em “Encontros Teológicos”, a revista do ITESC, da qual é redator e revisor desde 1987. 

Referências

DÍDIMO DE ALEXANDRIA, Enarrationes in Epist. 1 S. Johan., PG 39,1808bd.

Downloads

Publicado

13/10/2021

Como Citar

PEREIRA, N. B. . “Guardai-vos dos ídolos”: 1Jo 5,21. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 31, n. 124, p. 423–430, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/211. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)