A metáfora da propiciação na Primeira Carta de João

Autores

Palavras-chave:

propiciação, sacrifício, metáfora, soteriologia, Cartas de João

Resumo

Coloca-se a questão da interpretação da terminologia de sacrifício e vítima de propiciação aplicada a Jesus na 1ª Carta de João, muitas vezes entendida num sentido quase mecanicista de apagamento dos pecados pelo sangue de Jesus ou, pior, num sentido de uma exigência de pagamento sangrento por parte de Deus. Diante disso propõe-se uma exegese dos textos de 1Jo 2,12 e 1Jo 4,7-10, considerando o contexto do escrito. Depois, faz‑se uma dupla abordagem semântica, primeiro, levando em consideração o contexto e a linguagem dos sacrifícios do Antigo Testamento; segundo, o uso dessa terminologia em João (e em Paulo/Hebreus). No fim conclui-se que se trata de uma metáfora fundamental, impossível de excluir da teologia e da catequese bíblicas, mas que deve ser explicada como metáfora ao público de nossas comunidades.

Biografia do Autor

Johan Konings, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil

Doutor em Teologia (Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica), Mestre em Teologia (Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica). Professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Referências

KONINGS, J. Evangelho segundo João: amor e fidelidade. São Paulo: Loyola, 2005 (Comentário Bíblico Latino-americano).

THEVISSEN, G. et alii. As cartas de Pedro, João e Judas. São Paulo: Loyola, 1999 (Bíblica Loyola).

BROWN, R.E. The Epistles of John. London: Chapman, 1983 (Anchor Bible).

LOUW, J.; NIDA, E. Léxico grego-português do Novo Testamento: baseado em domínios semânticos. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

10/10/2021

Como Citar

KONINGS, J. A metáfora da propiciação na Primeira Carta de João. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 33, n. 129, p. 130–140, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/156. Acesso em: 20 abr. 2024.