O perfil de Deus nos Salmos

Autores

  • Luis Inácio João Stadelmann Faculdade Católica de Santa Catarina, Brasil

Palavras-chave:

metáfora, comparação, antropomorfismo, símbolo

Resumo

Os salmistas apresentam a Deus nos Salmos como Ser Absoluto pessoal que manifesta seus desígnios divinos de salvação com respeito aos homens. Logo de início o estudo se concentra no caráter marcante como Deus da Aliança vinculado com o Povo Eleito com laços de amor e fidelidade. Através de sua comunicação na oração da comunidade litúrgica se levanta o pensamento dos fiéis para um ideal de vida mais solidária. A partir dos dados sobre a natureza e atributos de Deus se explicitam os títulos divinos, como ocorrem também na linguagem dos livros bíblicos. Por fim, segue um capítulo sobre as metáforas aplicadas a Deus nos Salmos.

Biografia do Autor

Luis Inácio João Stadelmann, Faculdade Católica de Santa Catarina, Brasil

Doutor em Línguas e Literatura Semíticas pelo Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion, Estados Unidos, Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontificío Instituto Bíblico, Roma. Professor na Faculdade Católica de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

19/10/2021

Como Citar

STADELMANN, L. I. J. . O perfil de Deus nos Salmos. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 116, p. 67–80, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/304. Acesso em: 26 abr. 2024.