Frei Gorgulho: um evangelizador

Autores

  • Ana Flora Anderson Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Bíblia, direitos humanos, comunidade de base

Resumo

Este artigo apresenta um resumo biográfico sobre Frei Gilberto da Silva Gorgulho. Frei Gorgulho estudou filosofia com os dominicanos no Brasil e, posteriormente, rumou para Toulouse, França, onde fez estudos teológicos na graduação e pós-graduação. Na École Bibilique et Archéologique de Jérusalem fez sua pós-graduação. Em São Paulo lecionou na Escola Dominicana de Teologia, na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, no Instituto Pio XI e na PUC-SP, onde atuou no Departamento de Ciências da Religião. Foi assessor teológico do Cardeal Paulo Evaristo Arns, por ocasião dos Sínodos dos Bispos, em Roma, bem como nas conferências da Igreja Católica, organizadas pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), em Puebla e Santo Domingo. Em companhia do Cardeal Paulo Evaristo Arns, atuou na defesa dos direitos humanos durante a ditadura militar. Programou e coordenou um vasto programa para a formação de ministros da palavra, envolvendo milhares de pessoas na Arquidiocese de São Paulo.

Biografia do Autor

Ana Flora Anderson, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil

Formada na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa em Jerusalém. É autora de vários livros e co-editora da primeira edição da Bíblia de Jerusalém em português. Leciona em várias faculdades de teologia e em cursos pastorais de formação bíblica.

Referências

GORGULHO, Gilberto; ANDERSON, Ana Flora. A justiça dos pobres: Mateus. São Paulo, Paulinas, 1981.

Downloads

Publicado

14/10/2021

Como Citar

ANA FLORA ANDERSON. Frei Gorgulho: um evangelizador. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 31, n. 123, p. 243–247, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/214. Acesso em: 18 abr. 2024.