Engajamento social e compaixão solidária: carta de apelo a um rico dono de escravos

Autores

  • Adenilton Tavares de Aguiar

Palavras-chave:

Epístolas Paulinas, Carta a Filêmon, Inclusão Social, Escravidão

Resumo

Este trabalho é um breve estudo sobre a condição social dos escravos nos primeiros séculos de nossa era, bem como a preocupação do apóstolo Paulo com esta camada da sociedade e o seu interesse de minorar as circunstâncias que provocavam sua exclusão. O trabalho parte de sua carta a Filêmon – rico dono de escravos e líder cristão em Colossos –, levando em consideração também outras declarações paulinas como as encontradas em Gl 3,28; 4,2-7 e 1Cor 7,20-24. Ainda que importantes, foram descartadas
declarações encontradas em cartas cuja autoria paulina é disputada no universo acadêmico, como Ef 6, onde o autor exorta os escravos a serem obedientes aos seus senhores. As declarações encontradas em Gálatas e 1Coríntios fazem parte, por assim dizer, de um corpus paulino já reconhecido na academia, a que alguns eruditos chamam de homologoumena.

Biografia do Autor

Adenilton Tavares de Aguiar

Mestre em Ciências da Religião pela UNICAP (Universidade Católica do Pernambuco). Bacharel em Teologia pelo SALT/IAENE e Licenciado em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba. Membro do Grupo de Pesquisa Cristianismo e Interpretações (UNICAP); Professor de Línguas Bíblicas no Seminário Adventista Latino-Americano de Teologia, sede regional IAENE (Instituto Adventista de Ensino do Nordeste).

Referências

BARTCHY, Scott. Slavery on the New Testament. In.: FREEDMAN, David Noel (ed.). The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1997.

______. Epistle to Philemon. In.: FREEDMAN, David Noel (ed.). The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1997.

HANKS, Tomás. El evangelio subversivo: liberación para todos los oprimidos. Buenos Aires: Otras Ovejas, 2007.

LIMA, Rocha, C.H. Gramática normativa da língua portuguesa. 47. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

MURACHO, Henrique. Língua grega: visão semântica, lógica, orgânica e funcional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. v. 1.

PEREIRA, Isidro. Dicionário grego-português e português-grego. 8. ed. Largo das Teresinhas: Apostolado da Imprensa, 2006.

Downloads

Publicado

16/10/2021

Como Citar

DE AGUIAR, A. T. . Engajamento social e compaixão solidária: carta de apelo a um rico dono de escravos. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 119, p. 241–247, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/275. Acesso em: 19 abr. 2024.