José Comblin (*22/03/1923 – +28/03/2011)

Autores

  • Ludovico Garmus Instituto Teológico Franciscano, Brasil

Palavras-chave:

Pobres

Resumo

Na madrugada do dia 28 de março faleceu, aos 88 anos, o sábio teólogo e exegeta José Comblin. Em1958 veio como jovem missionário da Bélgica para o Brasil e exerceu sua atividade, sobretudo, em Pernambuco, na Paraíba e na Bahia. Perseguido pelo regime militar passou alguns anos no Chile, ao ser impedido de entrar no Brasil quando voltava de uma viagem à Europa. Participou ativamente no primeiro grupo da Teologia da Libertação e nos debates em torno das Assembleias Gerais do Episcopado Latino-americano, desde Medellín até Aparecida. No Nordeste do Brasil estimulou a formação de seminaristas e missionários populares. Como exegeta foi um dos inspiradores do Comentário Bíblico de caráter ecumênico, ligado à Teologia da Libertação, publicado pela Editora Vozes (RJ), Imprensa Metodista (SP) e Editora Sinodal (RS) e comentou as Epístolas aos Efésios, aos Colossenses, a Filêmon, aos Filipenses e a Segunda aos Coríntios. Foi também um dos fundadores da revista Estudos Bíblicos, integrando o Conselho da mesma revista e foi um assíduo colaborador. Todos nós sentimos a perda desta figura profética. Foi um amigo e animador, que nos deixou o exemplo de uma inteligência brilhante e ao mesmo tempo crítica, mas dedicada com empenho entusiasmo à Igreja, que desejava ver sempre próxima dos pobres e excluídos.

Biografia do Autor

Ludovico Garmus, Instituto Teológico Franciscano, Brasil

Doutor em Teologia Bíblica (Faculdade de Ciências Bíblicas e Arqueológicas, Jerusalém, da Pontifícia Universidade Antoniana de Roma), Mestre em exegese bíblica (Pontifício Instituto Bíblico, Roma). Professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia do Instituto Teológico Franciscano. Editor responsável da revista Estudos Bíblicos.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

GARMUS, L. . José Comblin (*22/03/1923 – +28/03/2011). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 109, p. 69–71, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/413. Acesso em: 16 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>