Misericórdia quero! Uma ética do cuidado a partir das entranhas

Autores

  • Ivoni Richter Reimer
  • Haroldo Reimer

Palavras-chave:

Misericórdia, Profecia, Movimento de Jesus, Bíblia, História, Ética

Resumo

A misericórdia é uma das características marcantes e distintivas do sentir e do agir de Deus na história da humanidade, que busca e realiza transformações profundas em quem age e em quem é favorecido por esta ação. O artigo apresenta esta característica com base em textos da Bíblia cristã e busca elucidar e motivar uma ética do cuidado eficiente. Tem também por objetivo perceber o ‘como’ desta ação misericordiosa de Deus e das pessoas, argumentando em favor de uma sinergia da ação misericordiosa de quem
crê em Deus no seguimento e no discipulado: Deus continua agindo compaixão por meio de pessoas que se deixam tocar por sua misericordiosa e transformadora ação.

Biografia do Autor

Ivoni Richter Reimer

Doutora em Teologia/Filosofia, pós-doutora em Ciências Humanas, professora na PUC Goiás, bolsista de produtividade CNPq, pastora da IECLB, assessora de CEBI e de SAB/Paulinas.

Haroldo Reimer

Doutor em Teologia/Filosofia, professor na PUC Goiás, reitor da UEG, bolsista de produtividade CNPq.

Referências

CRÜSEMANN, Frank. Das Alte Testamente als Grundlage der Diakonie. In: SCHÄFER, G.K.; STROHM, Th. (orgs.). Diakonie: biblische Grundlagen und Orientierungen. Ein Arbeitsbuch zur theologischen verständigung über den diakonischen Auftrag. 2. ed. Heidelberg: HVa, 1994.

REIMER, Haroldo; RICHTER REIMER, Ivoni. Tempos de graça. O jubileu e as tradições jubilares na Bíblia. São Leopoldo: CEBI; Sinodal; São Paulo: Paulus, 1999.

_____. Defesa da dignidade humana em textos da Bíblia. In: RICHTER REIMER, Ivoni (org.). Direitos Humanos: enfoques bíblicos, teológicos e filosóficos. São Leopoldo: Oikos; Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2012, p. 27-46.

RICHTER REIMER, Ivoni. Milagre das Mãos: curas e exorcismos de Jesus em seu contexto histórico-cultural. Goiânia: Ed. da UCG; São Leopoldo: Oikos, 2008.

_____. Compaixão, cruz e esperança: teologia do evangelho de Marcos. São Paulo: Paulinas, 2012.

SCHROER, Silvia. O útero e a compaixão. In: SCHOTTROFF, Luise; SCHROER, Silvia;

WACKER, Marie-Theres. Exegese Feminista: resultados de pesquisas bíblicas a

partir da perspectiva de mulheres. Tradução de Monika Ottermann. São Leopoldo: Sinodal,

, p. 156-157.

SCHWANTES, Milton. Das Recht der Armen. Frankfurt: Peter Lang, 1977.

TACITUS, P. Cornelius. Annalen. Lateinisch und deutsch (Erich Heller, ed.). München; Zürich: Artemis Verlag, 1982.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

REIMER, I. R. .; REIMER, H. . Misericórdia quero! Uma ética do cuidado a partir das entranhas. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 114, p. 27–37, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/337. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>