Do campo para a cidade e da cidade para o campo

Autores

Palavras-chave:

Campo, Cidade, Conflito campo X cidade

Resumo

O artigo discute algumas teorias sobre a relação entre campo e cidade, ou espaço urbano e espaço rural. A partir da realidade do Centro-Oeste brasileiro, especificamente do Estado de Goiás, ilustra as diferenças entre rural e urbano, e a necessidade de superar as dicotomias existentes. A partir de alguns dados do Antigo Testamento, desenvolve primeiro a visão contrária à cidade, a partir,
sobretudo, da realidade da Monarquia, e em seguida a visão positiva com relação à realidade citadina. A partir de alguns dados do Novo Testamento, apresenta o Jesus camponês da Galileia e o Cristianismo inserido no ambiente urbano.

Biografia do Autor

Valmor da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil

Doutor em Ciências da Religião (Universidade Metodista de São Paulo), Mestre em Exegese Bíblica (Pontifício Instituto Bíblico) e Mestre em Teologia Bíblica (Pontificia Universidade Gregoriana, Roma). Professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Brasil.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

DA SILVA, V. . Do campo para a cidade e da cidade para o campo. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 114, p. 47–60, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/339. Acesso em: 25 abr. 2024.