Lucas 15,11-32: o que é dissipado e o que nunca está perdido no jovem

Autores

Palavras-chave:

Jovem

Resumo

As parábolas de Lc 15,11-32 e aquela do Bom Samaritano (Lc 10,2-37) junto com o texto dos Discípulos de Emaús (24,23-35) unem-se nas mais belas páginas do material propriamente lucano, revelam o melhor da narrativa em Lucas e estão entre os textos do Evangelista mais comentados na história do cristianismo. Lc 15,1-32 é o texto que, mais do que qualquer outro texto dos evangelhos, suscitou uma variada discussão a respeito da conduta humana1 e uma interpretação elaborada na literatura, na
filosofia, na música, na arte cênica e na pintura2. Pode-se concordar com Jones que a estória que esta parábola revela “combina num padrão sucinto temas como liberdade e responsabilidade, desavença, caráter pessoal da vida, desejo, saudade e retorno, graça, angústia e reconciliação [...] características universais da vida e [...] necessidades humanas básicas”3. Recentemente privilegia-se a abordagem narrativa4 em Lucas, o que torna ainda mais instigante o enredo deste texto. Como toda parábola, especialmente esta tem levado a múltiplas interpretações, já que traz um percurso interrogativo e um final aberto. Como veremos, seu nível alegórico de significado é irresistível5, quanto à referência ao próprio Jesus e à sua divina misericórdia, aos publicanos e pecadores, aos fariseus e escribas, ao pai e aos filhos, de ontem e de hoje.Alinguagem parabólica anima a produção de novos sentidos. Temos aqui uma parábola em forma narrativa, mas faltando-lhe uma aplicação explícita, o que dá mais liberdade ao intérprete. A amplitude bibliográfica é indício da abundante semântica do texto parabólico.

Biografia do Autor

Flávio Martinez de Oliveira, Universidade Católica de Pelotas, Brasil

Doutor em Teologia Bíblica (Pontificia Universidade Gregoriana, Roma), Mestre em Teologia Bíblica (Pontificia Universidade Gregoriana, Roma). Professor na Universidade Católica de Pelotas. 

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Condição juvenil no Brasil contemporâneo. BRANCO, Pedro Paulo Martoni. In: Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Perseu Abramo; Instituto da Cidadania, 2005, p. 37-73.

ABRAMO, HelenaWendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Apresentação. In: Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Perseu Abramo; Instituto da Cidadania, 2005, p. 9-22.

BAILEY, Poet and peasant. Grand Rapids: Eerdmans, 1976.

_______. Througt peasant eyes. Grand Rapids: Eerdmans, 1980.

BOVON, François. El Evangélio según San Lucas III: Lc 15,1–19,27. Salamanca: Sígueme, 2004 (Biblioteca de Estudios Bíblicos, 87).

CORLEY, Kathleen E. Private women, public meals: social conflicty in synoptic tradition. Peabody, MA: Hendirckson, 1993.

DICK, Hilário. Uma violência que é preciso enxotar. São Leopoldo, 2009. Disponível em . Acesso em 14 jan. 2010.

DOUGLAS, Mary. Implicit meanings. London: Routledge and Kegan Paul, 1975.

EVANS, C.F. Saint Luke. London: SCM; Philadelphia: Trinity, 1990.

FARAL, E. (ed.). Courtois d’Arras, Jeu Du XIIe siècle. Paris, 1967, apudBOVON, François. El Evangélio según San Lucas III: Lc 15,1–19,27. Salamanca: Sígueme, 2004 (Biblioteca de Estudios Bíblicos, 87), p. 82-83.

FAUSTI, Silvano. Uma comunità legge Il Vangelo di Luca. 9a rist. Milano: EDB, 2003.

FITZMYER, Joseph A. The Gospel according to Luke X-XXIV.NewYork: Doubleday, 1985 (The Anchor Bible).

GREEN, Joel B. The Gospel of Luke. Grand Rapids; Cambridge, UK: Eerdmans, 1997. (The New International Commentary on the New Testament).

_______. Methods for Luke. New York: Cambridge University, 2010 (Methods in Biblical Interpretation).

JEREMIAS, Joachim. The parables of Jesus. 3nd ed. London: SCM, 1972.

JONES, G.V. The Art and Truth of the Parables. London: SCPK, 1964, p. 164-165 apud

FITZMYER, Joseph A. The Gospel according to Luke X-XXIV.NewYork: Doubleday, 1985 (The Anchor Bible), p. 1084.

JOHNSON, Luke Timothy. The Gospel of Luke. Collegeville:Michael Glazier, 1991 (Sacra Pagina, 3).

JUST,ArthurA. Jr. Luca. Roma: CittàNuova, 2006 (La Bibbia comentata dai padri.Nuovo Testamento, 3).

KEENER, Craig S. Family and Household. In EVANS, Craig; PORTER, Stanley. (eds.). Dictionary of New Testament and Backgroud. Downers Grove, IL: InterVarsity, 2000, p. 253-267.

KIRCHOFF, R. Die Sünde gegen den eigenen Leib. Studien zu povrnh und pornevia in 1 Kor 6,12-20 und dem sozio-kulturellen Kontext der paulinischen Adressaten, StUNT 18, Göttingen 1994.

KOESTER, H. Splauxnon, ThWNT, 1964, v. 7, p. 548-599.

LÉMAIRE, André. Education. Ancient Israel. In FREEDMAN, David Noel (ed.). The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992, v. 2. p. 305-312.

LIBÂNIO, J.B. Jovens em tempo de pós-modernidade: considerações socioculturais e pastorais. São Paulo: Loyola, 2004.

MANSON, T.W. The sayings of Jesus as recovered in the Gospels according to St. Mathew and St. Luke arranged with introduction and commentary. London: SCM, 1971 apud

FITZMYER, Joseph A. The Gospel according to Luke X-XXIV.NewYork: Doubleday, 1985 (The Anchor Bible), p. 1086.

NOLLAND, John. Luke. 3 vol. Dallas, TX: Word, 1989-1993 (World Biblical Commentary, 35A-C).

PAGOLA, José Antônio. Jesus: uma aproximação histórica. Petrópolis: Vozes, 2010.

PÉGUY, Charles. Oeuvres poétiques complètes. Paris: La Pléiade, 1975, p. 527-577, apud

BOVON, François. El Evangélio según San Lucas III: Lc 15,1–19,27. Salamanca: Sígueme, 2004 (Biblioteca de Estudios Bíblicos, 87), p. 88.

_______. Palabras Cristianas, Salamanca, 2002, p. 75-79 [s.n.], apud BOVON, François.

El Evangélio según San Lucas III: Lc 15,1–19,27. Salamanca: Sígueme, 2004 (Biblioteca de Estudios Bíblicos, 87), p. 88.

ROSSÉ, Gerard. Il Vangelo di Luca: comentario esegetico e teologico. 2a ed. Roma: Città Nuova, 1995.

RILKE, Rainer Maria. SämtlicheWerke, vol. 6. Frankfurt, 1966 [s.n.], apud BOVON, François.

El Evangélio según San Lucas III: Lc 15,1–19,27. Salamanca: Sígueme, 2004 (Biblioteca de Estudios Bíblicos, 87), p. 86-87.

SINGER, Paul. A juventude como coorte: uma geração em tempos de crise social. In: ABRAMO, HelenaWendel; BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Apresentação. In: Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Perseu Abramo; Instituto da Cidadania, 2005, p. 32-33.

TOWNSEND, John T. Education. Greco-Roman Period. In: FREEDMAN, David Noel (ed.). The Anchor Bible Dictionary. New York: Doubleday, 1992, v. 2, p. 312-317.

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

DE OLIVEIRA, F. M. . Lucas 15,11-32: o que é dissipado e o que nunca está perdido no jovem. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 110, p. 64–79, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/399. Acesso em: 28 mar. 2024.