Águas purificadoras em Ezequiel

Autores

Palavras-chave:

Exílio, Reconstrução, Ética, Sustentabilidade

Resumo

O artigo discute ética e sustentabilidade à luz do texto de Ezequiel 36,16-28. Ressalta-se que o projeto de Ezequiel vislumbrava uma nova história para os deportados, fundamentada, talvez, sobre novos alicerces de promoção da vida, através da purificação do ser humano. Entretanto, no retorno à terra, a golah desrespeita os direitos sociais e individuais promovendo a exclusão dos pobres e de outros segmentos da população. O texto nos convida a repensar o cotidiano buscando redescobrir caminhos de solidariedade e inclusão para a construção de um meio ambiente que abrigue os seus sujeitos e seja realmente sustentável.

Biografia do Autor

Célia Maria Patriarca Lisbôa, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil

Doutora e Mestra em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ. Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ALMADA, S. A profecia de Ezequiel: sinais de esperança para exilados. Oráculos, visões e estruturas. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, n. 35/36, p.116-134, 2000.

BRIGHT, John. História de Israel. Trad. Euclides Carneiro da Silva. São Paulo: Paulinas, 1978.

VÉLEZ CHAVERRA, Neftali. Reconstrução e identidade. A alternativa de Esdras. Revista de Interpretação Latino-Americana, n. 9, 1991/2, p. 26-38.

FOHRER, G. História da Religião de Israel. Tradução José Xavier. São Paulo: Academia Cristã/Paulus, 2012.

SCHWANTES, Milton. Sofrimento e esperança no exílio: história e teologia do povo de Deus no século VI a.C. São Paulo: Paulinas; São Leopoldo: Sinodal, 1987.

SICRE, José L. Profetismo em Israel: o profeta, os profetas, a mensagem. Trad. João Luís Baraúna. Petrópolis: Vozes, 1996.

SCHREINER, J. Palavra e Mensagem do Antigo Testamento. Trad. Benôni Lemos. 2 ed. São Paulo: Editora Teológica, 2004.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

LISBÔA, C. M. P. . Águas purificadoras em Ezequiel. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 30, n. 117, p. 33–41, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/325. Acesso em: 28 mar. 2024.