A Bíblia na Amazônia

Autores

  • Wilian Lino Orcesi Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

Palavras-chave:

Bíblia, Amazônia, Inculturação

Resumo

A presente reflexão temática objetiva discutir como usamos a Bíblia numa realidade tão complexa e diversificada na região amazônica, que contempla tanto a floresta como as cidades e povoados nelas existentes e a diversidade cultural do seu povo. Trata-se de uma realidade contrastante com as injustiças sociais, o que resulta na destruição deste santuário verde, na exploração da população autóctone, que é constantemente atacada por projetos de poder e riqueza cujo “deus” é a ganância. O que deve unir Bíblia e a Amazônia é a palavra “inculturação”. Os documentos da Igreja sempre fazem referência sobre a importância de conhecer o chão da evangelização. Não se trata de colonizar os povos a partir da Bíblia, mas sim, de contextualizar, meditar, iluminar para celebrar e agir. A Bíblia revela em sua origem a diversidade de culturas e povos onde, nesta construção em mutirão, transparece a unidade em torno de um Deus que não suporta a opressão sobre seus filhos.

Biografia do Autor

Wilian Lino Orcesi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil, Pós-graduado em Sagradas Escrituras pelo Centro Universitário Claretiano. Sacerdote da Diocese de Guajará-Mirim (RO).

Referências

SÍNODO DOS BISPOS – ASSEMBLEIA ESPECIAL PARA A REGIÃO PAN-AMAZÔNICA. Amazô-nia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral: Instrumentum Laboris. Brasília: Edições CNBB, 2019.

FRIGÉRIO, Tea. Leitura Amazônica da Bíblia. In: CORDEIRO, Valdecir Luiz (Org.). Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia. São Paulo: Paulus, 2008.

Downloads

Publicado

28/12/2021

Como Citar

ORCESI, W. L. A Bíblia na Amazônia. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 37, n. 144, p. 377–379, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/455. Acesso em: 20 abr. 2024.