A Bíblia na Amazônia
Palavras-chave:
Bíblia, Amazônia, InculturaçãoResumo
A presente reflexão temática objetiva discutir como usamos a Bíblia numa realidade tão complexa e diversificada na região amazônica, que contempla tanto a floresta como as cidades e povoados nelas existentes e a diversidade cultural do seu povo. Trata-se de uma realidade contrastante com as injustiças sociais, o que resulta na destruição deste santuário verde, na exploração da população autóctone, que é constantemente atacada por projetos de poder e riqueza cujo “deus” é a ganância. O que deve unir Bíblia e a Amazônia é a palavra “inculturação”. Os documentos da Igreja sempre fazem referência sobre a importância de conhecer o chão da evangelização. Não se trata de colonizar os povos a partir da Bíblia, mas sim, de contextualizar, meditar, iluminar para celebrar e agir. A Bíblia revela em sua origem a diversidade de culturas e povos onde, nesta construção em mutirão, transparece a unidade em torno de um Deus que não suporta a opressão sobre seus filhos.
Referências
SÍNODO DOS BISPOS – ASSEMBLEIA ESPECIAL PARA A REGIÃO PAN-AMAZÔNICA. Amazô-nia: Novos Caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral: Instrumentum Laboris. Brasília: Edições CNBB, 2019.
FRIGÉRIO, Tea. Leitura Amazônica da Bíblia. In: CORDEIRO, Valdecir Luiz (Org.). Do ventre da terra, o grito que vem da Amazônia. São Paulo: Paulus, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Wilian Lino Orcesi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.