As refeições de Jesus em Lucas

Autores

Palavras-chave:

refeições, Lucas, Jesus, fome, partilha

Resumo

O presente artigo analisa as dez refeições nas quais Jesus participa no Evangelho de Lucas. São refeições de acolhida e hospedagem, de solidariedade com os famintos ou refeições celebrativas com caráter litúrgico. A preocupação de Lucas não é descrever as refeições, mas ver como Jesus aproveitou este momento para ensinamentos e transmitir a sua mensagem. Jesus nos desafia para valorizarmos mais este espaço importante e necessário na nossa vida que é o momento da refeição. Ao mesmo tempo resta o desafio de olharmos para as multidões que hoje passam fome. O Evangelho nos motiva a denunciar o sistema que acumula e exclui e, ao mesmo tempo, construir uma sociedade onde haja partilha do alimento para que todos possam ser saciados.

Biografia do Autor

Ildo Perondi, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil

Doutor em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Teologia Bíblica pela Universidade Urbaniana, Roma. Professor de Sagradas Escrituras na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (Campus Londrina).

Referências

ERNST, J. Il Vangelo secondo Luca. Brescia: Morcelliana, 1997. 2 v.

FAUSTI, S. Uma comunità legge il Vangelo di Luca. Bologna: EDB, 2001.

FEDERICI, G. C. I pranzi nella Bibbia. Roma: Edizioni AdP, 2007.

MAZZAROLO, I. Lucas: a antropologia da salvação. Rio de Janeiro: Mazzarolo Editor, 2004.

VIRGILI, R (Org.). I Vangeli: tradotti e commentati da quatro bibliste. Milano: Ancora, 2015.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

PERONDI, I. As refeições de Jesus em Lucas. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 137, p. 85–101, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/80. Acesso em: 19 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2