A “aliança com toda a carne”: perspectivas ecológicas na narrativa do dilúvio

Autores/as

Palabras clave:

dilúvio, criaç]ao, ecologia, aliança, caos-cosmo

Resumen

Uma leitura “ecológica” da narrativa do dilúvio – sobretudo, do seu final, no capítulo 9 de Gênesis, quando Deus celebra uma “aliança com toda a carne”, isto é, com todas as suas criaturas –, em comparação com o poema da criação, em Gn 1, é a proposta do presente artigo. São explicitadas muitas inter-relações entre esses dois textos do Gênesis, principalmente, a presença dos mesmos elementos da natureza. Nesse contexto, ganha especial sentido ecológico a aliança selada entre Deus e sua criação, revelando que, ao invés de uma história de destruição e morte, o dilúvio é regenerativo para toda a criação, pois esta tem a oportunidade de um novo começo, passando do caos ao cosmo. Os humanos somos chamados a compartilhar a responsabilidade pela salvaguarda da paz na criação, pois Deus “pedirá contas do sangue”, isto é, da vida.

Biografía del autor/a

Paulo Sérgio Soares, Pontifícia Universidade Católica de Minas, Brasil

Doutor em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, na linha de pesquisa da Religião e Literatura Sagrada, Mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico, Roma. Pesquisador e analista de religião e pastoral na Pontifícia Universidade Católica de Minas.

Citas

A BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 10. ed., 1985 (Coord.: Gilberto da S. Gorgulho; Ivo Storniolo; Ana Flora Anderson).

A BÍBLIA SAGRADA, Antigo e Novo Testamento: Ondas de amor e paz. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1994.

BÍBLIA SAGRADA. Embu: Ave Maria, 1997.

BÍBLIA SAGRADA: Tradução da CNBB. São Paulo: Canção Nova, 10. ed., 2010.

BOFF, Leonardo. Ecologia: grito da Terra, grito dos pobres. Rio de Janeiro: Ática, 2000.

______. Do iceberg à Arca de Noé: o nascimento de uma ética planetária. Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

CANTARELA, Antônio Geraldo. Adão é brasileiro. São Paulo: Paulinas, 1979.

CNBB. Texto Base – CF 2011. Brasília: CNBB, 2010.

COHN, Norman. Cosmos, caos e o mundo que virá: as origens das crenças no Apocalipse. Trad. Claudio Marcondes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

ESTUDOS BÍBLICOS. Petrópolis: Vozes, n. 38, 1993.

GALAZZI, Sandro. Por meio dele o desígnio de Deus há de triunfar. Ribla, Petrópolis, n. 21, 1995, p. 11-21.

RIBLA – Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. Toda a Criação geme. Petrópolis: Vozes, São Leopoldo: Sinodal, n. 21, 1995.

RICHTER REIMER, Ivoni. Terra e água na espiritualidade do movimento de Jesus: contribuições para um mundo globalizado. Goiânia: Ed. da PUC Goiás; São Leopoldo: Oikos, 2010.

Publicado

2021-10-09

Cómo citar

SOARES, P. S. . A “aliança com toda a carne”: perspectivas ecológicas na narrativa do dilúvio. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 133, p. 57–70, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/122. Acesso em: 25 nov. 2024.