O Pão nosso de cada dia dá-nos hoje: observações à luz do Evangelho de Mateus

Autores

  • Flávio Henrique de Oliveira Silva Faculdade Teológica Sul Americana, Brasil

Palavras-chave:

pão, fome, Evangelho de Mateus

Resumo

A fome no primeiro século não é produto do acaso. É fruto do mal estrutural, estabelecido através do modelo administrativo adotado pelo Império romano. A sede pela ampliação de divisas, aliada a necessidade em anteder as demandas dos centros urbanos provocaram a exploração extrema do campo obrigando os camponeses, falidos, a mendigarem o pão nos grandes centros. Em reação a tudo isso, os destinatários de Mateus eram estimulados pelas palavras e atitudes de Jesus de Nazaré, descritas pelo evangelista. Seus escritos encorajavam a comunidade mateana a orar como o mestre havia ensinado. A oração, entretanto, não deveria ser assimilada como mero exercício litúrgico. Cada uma de suas expressões se constituíam como fundamento para a construção da identidade da comunidade. No pedido pelo pão, uma postura de resistência frente aos mecanismos causadores da fome, e o desafio de chamá-lo de nosso ao sociabiliza-lo com os famintos.

Biografia do Autor

Flávio Henrique de Oliveira Silva, Faculdade Teológica Sul Americana, Brasil

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor da Faculdade Teológica Sul Americana.

Referências

ASLAN, R. Zelota: a vida e a época de Jesus de Nazaré. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BÍBLIA. Revista e Atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri: Sociedade Bíblica do Brasil, 2008.

BOFF, L. O Pai-nosso: a oração da libertação integral. Petrópolis: Vozes, 2013.

CARTER, W. O Evangelho de São Mateus. Comentário sociopolítico e religioso a partir das margens. São Paulo: Paulus, 2002.

CROSBY, M. H. A oração que Jesus nos ensinou. São Paulo: Paulus, 2004.

FREYNE, S. Jesus, um Judeu da Galiléia: nova leitura da história de Jesus. São Paulo: Paulus, 2008.

GARCIA, P. R. A Lei: Lei e Justiça – um estudo no evangelho de Mateus. Estudos Bíblicos, Petrópolis n. 51, p. 58-66, 1996.

GUARINELLO, N. L. Imperialismo Greco-Romano. São Paulo: Ática, 1994.

GUTIÉRREZ, G. Teologia da libertação: perspectivas. São Paulo: Loyola, 2000.

HOORNAERT, E. O movimento de Jesus. Petrópolis: Vozes, 1994.

HORSLEY, R. A. Jesus e a espiral da violência: resistência judaica popular na Palestina Romana. São Paulo: Paulus, 2010.

HORSLEY, R. A. Jesus e o Império: o reino de Deus e a nova desordem mundial. São Paulo: Paulus, 2004.

LEGASSE, S.; POTTEVIN, P. Leitura do Evangelho segundo Mateus. São Paulo: Academia Cristã, 2014.

LOCKMANN, P. Perdoa-nos as nossas dívidas: uma meditação sobre a oração: uma forma de luta e resistência à opressão. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, v. 5-6, p. 7-13, 1990.

MAZZAROLO, I. Evangelho de Mateus: ouviste o que foi dito...? Eu, porém, vos digo...! Coisas velhas e coisas novas! Rio de Janeiro: Mazzarolo, 2005.

MIGUEZ, N. O. Perdoa-nos as nossas dívidas: o Império e os pobres no tempo neotestamentário. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, v. 5-6, p. 80-92, 1990.

PAGOLA, J. A. Jesus: aproximação história. Petrópolis: Vozes, 2010.

______. Pai-nosso: orar com o Espírito de Jesus. Petrópolis: Vozes, 2012.

QUEIROZ, C. A oração nossa de cada dia: aprendendo a orar com Jesus. Viçosa: Ultimato, 2013.

RATZINGER, J. Jesus de Nazaré: do batismo no Jordão à transfiguração. 2. ed. São Paulo: Planeta, 2016.

RICHARD, P. O Evangelho de Mateus: uma visão global e libertadora. Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana, Petrópolis, n. 27, p. 7-28, 1997.

RODRIGUES, M. P. (Org.). Palavra de Deus, palavra da gente: as formas literárias na Bíblia. São Paulo: Paulus, 2004.

SCHNELLE, U. Teologia do Novo Testamento. Santo André: Academia Cristã; São Paulo: Paulus, 2010.

SOBRINO, J. O reino de Deus anunciado por Jesus: reflexões para o nosso tempo. In: SOTER. (org.). Caminhos da Igreja na América Latina e no Caribe: novos desafios. São Paulo: Paulinas, 2006, p. 241-261.

STEGEMANN, E; STEGEMANN, W. História Social do Protocristianismo. São Leopoldo: Sinodal, 2004.

STORNIOLO, I. Como ler o Evangelho de Mateus: o caminho da justiça. São Paulo: Paulus, 1991.

WAMBERGUE, E. A Violência dos opressores e o direito dos pobres à vida na Bíblia: violência no campo. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 6, p. 7-10, 1987.

WEGNER, U. Escravidão e escravos na Bíblia: os evangelhos, Jesus, os escravos. Estudos Bíblicos, Petrópolis,n. 18, p. 53-72, 1988.

ZEILINGER. F. Entre o céu e a terra: comentário ao Sermão da Montanha (Mt 5-7). São Paulo: Paulinas, 2008.

ZIZEMER, O. Os Marginalizados: este povo que não conhece a Lei são uns malditos. Estudos Bíblicos, Petrópolis, n. 27, p. 47-53, 1990.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

SILVA, F. H. de O. O Pão nosso de cada dia dá-nos hoje: observações à luz do Evangelho de Mateus. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 35, n. 137, p. 71–84, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/79. Acesso em: 21 nov. 2024.