Migração: Uma perspectiva a partir de Paulo

Autores

Palavras-chave:

migração, Paulo, viagens missionárias

Resumo

A sociedade atual assiste perplexa à evolução dos movimentos migratórios que se avolumam por todos os cantos do planeta. Embora seja um fenômeno presente em todas as sociedades e em todos os tempos, as proporções e implicações dos atuais fluxos migratórios exigem a atenção cada vez maior dos mais diferentes setores da sociedade. Para alguns a migração é um problema. Para outros é a solução. Também a Bíblia testemunha a ocorrência de fenômenos migratórios. Nela as mais diferentes situações são apontadas para a ocorrência do fenômeno. Inclusive, a migração é estimulada. O presente texto percorre a narrativa bíblica, especialmente o testemunho de Paulo, perscrutando implicações do fenômeno migratório na disseminação da fé cristã. O objetivo é contribuir na discussão do tema. Chamar atenção para um aspecto não sempre considerado nas discussões: a migração como oportunidade. Há uma correlação entre viagens missionárias e processos migratórios. Trata-se de um trabalho de revisão bibliográfica. 

Biografia do Autor

Flávio Schmitt, Faculdades EST, Brasil

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Professor nas Faculdades EST em São Leopoldo-RS.

Referências

DONNER, Herbert. História de Israel e dos povos vizinhos. v. 2. 5.ed. São Leopoldo: Sinodal, Faculdades EST, 2010.

KEE, Howard Clark. As origens cristãs em perspectiva sociológica. São Paulo: Paulinas, 1983.

KLEIN, Renate Andrea. “Todas as pessoas são estrangeiras – em quase todos os lugares’: aspectos da teologia pós-exílica nos exemplos de Rute e de Jonas”. Estudos Teológicos, São Leopoldo, v. 51, n. 2, p. 196-212, dez. 2011.

MESTERS, Carlos. Paulo apóstolo: um trabalhador que anuncia o Evangelho. São Paulo: Paulinas, 1991.

SCHWANTES, Milton. História de Israel: vol. 1: local e origens. 3. ed. com alterações e ampliações. São Leopoldo: Oikos, 2008.

STAMBAUGH, John E.; BALCH, David L. O Novo Testamento em seu ambiente social. São Paulo: Paulus, 1996.

STEGEMANN, Ekkehard W.; STEGEMANN, Wolfgang. História social do protocristianismo: os primórdios no judaísmo e as comunidades de Cristo no mundo mediterrâneo. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Paulus, 2004.

WENGST, Klaus. Pax romana: pretensão e realidade – Experiências e percepções da paz em Jesus e no cristianismo primitivo. São Paulo: Paulinas, 1991.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

SCHMITT, F. . Migração: Uma perspectiva a partir de Paulo. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 134, p. 190–199, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/114. Acesso em: 29 mar. 2024.