Jesus, caminho e ensinamento de Deus

Autores

Palavras-chave:

Jesus

Resumo

O autor faz uma análise da relação/distinção entre a paideia grega e a Torá hebraica. Por Torá não se deve compreender, por primeiro, “lei”, mas “instrução, ensino”. Ela era aberta a todos, era uma instrução prática para uma vida sadia e feliz. Enquanto que a paideia grega era mais direcionada aos “cidadãos”, preparando-os para a vida na pólis. No entanto, mesmo na Grécia, percebeu-se a ligação que existe entre lei e sabedoria. Averdadeira sabedoria, para Israel, é uma vida segundo a Vontade de Deus. Jesus, também, se mostrará como “caminho, verdade e vida”. Ele é a halaká, o modo de proceder que conduz a Deus. Jesus é a sabedoria e a pedagogia de Deus, referência última de nossa vida.

Biografia do Autor

Johan Konings, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Brasil

Doutor em Teologia (Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica), Mestre em Teologia (Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica). Professor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia.

Downloads

Publicado

25/10/2021

Como Citar

KONINGS, J. . Jesus, caminho e ensinamento de Deus. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 29, n. 113, p. 77–83, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/354. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)