O cultivo da terra: leituras ecológicas de Gn 2,15 e Is 5,8-10
DOI:
https://doi.org/10.54260/eb.v37i144.449Palavras-chave:
Cultivar a terra, Gênesis, Isaías, Agronegócio, AgroecologiaResumo
O cuidado com a Terra exige de todos nós a constante busca por caminhos de conscientização e promoção de novas práticas comprometidas com o bem comum. Com o objetivo de iluminar o nosso modo de cultivar a terra, tendo em vista que esta é uma dimensão do necessário cuidado socioambiental, nos aproximamos dos textos bíblicos para uma leitura ecológica. A narrativa da criação em Gênesis, capítulo 2, oferece elementos que nos ajudam a compreender o trabalho humano e suas implicações para o meio ambiente. Enquanto a profecia de Isaías nos alerta para os problemas socioambientais causados por uma matriz de produção agrícola latifundiária. A narrativa de Gênesis 2 e a profecia de Isaías 5,8-10 fornecem elementos teológicos que permitem uma aproximação crítica com o atual modelo de produção agrícola vigente em nosso país. O agronegócio é estruturalmente depredador dos recursos naturais e promotor de degradação social, cultural e ambiental. Como proposta de cuidado com a Terra é preciso promover a substituição do atual modo de cultivo da terra para os modelos agroecológicos. A matriz agroecológica garante a produção agrícola concatenada com a preservação e regeneração ambiental e social para esta e para as futuras gerações de seres viventes.
Referências
ALONSO SCHÖKEL, Luis; SICRE DIAZ, José Luís. Profetas I: Isaías, Jeremias. São Paulo: Paulinas, 1988.
ANDRIOLI, Antônio Inácio; FUCHS, Richard (Orgs.). Transgênicos: as sementes do mal. A silenciosa contaminação de solos e alimentos. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
BALLARINI, Teodorico. Introdução à Bíblia: com antologia exegética. Petrópolis: Vozes, 1975. v. II/1.
CAMACHO, Rodrigo Simão. A barbárie moderna do agronegócio-latifundiário-exportador e suas implicações socioambientais. Agrária, São Paulo, n. 13, p. 169-195, 2010. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1808-1150.v0i13p169-195
COSTA, Manoel Baltasar Baptista da. Agroecologia no Brasil: história, princípios e práticas. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
GRELOT, Pierre. Homem, quem és? Os onze primeiros capítulos do Gênesis. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1982.
FARIA, Jacir de Freitas. As mais belas e eternas histórias de nossas origens em Gn 1-11: mitos e contramitos. Petrópolis: Vozes, 2015.
NOVA Bíblia Pastoral. São Paulo: Paulus, 2017.
RAD, Gerhard von. El libro Del Genesis. 2. ed. Salamanca: Sígueme, 1982.
ROSSI, Luiz Alexandre Solano; MAURI, Érica Daiane. Catequese e ecologia: espiritualidade ecológica e catequese responsável. São Paulo: Paulus, 2019.
RUBIO, Alfonso García. Unidade na Pluralidade: o ser humano à luz da fé e da reflexão cristãs. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2001.
SCALABRINI, Patrizio Rota. Livros Proféticos. Petrópolis: Vozes, 2019.
SKA, Jean-Louis. O canteiro do Pentateuco. São Paulo: Paulinas, 2016.
WESTERMANN, Claus. O Livro do Gênesis: um comentário exegético-teológico. São Leopoldo: Sinodal; EST, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Érica Daiane Mauri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.