Entre <i>logos, mythos e kerygma</i>: uma releitura do livro de Oseias à luz da crítica literária de Northrop Frye

Autores

  • Rita de Cassia Scocca Luckner Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil

Palavras-chave:

Oseias, Northrop Frye, Bíblia, crítica literária

Resumo

O texto bíblico, apesar de suas bases históricas, torna-se dinâmico, pois emerge do encontro do mundo do texto, com suas narrativas histórico-míticas, com o mundo do leitor. Possui a capacidade de transfigurar a experiência do passado e atualizá-la, para então reorganizar e até transformar a realidade, reacendendo a compreensão sobre o próximo e principalmente sobre Deus, ampliando seus horizontes de sentido. Partindo dessas premissas, este estudo é uma releitura do livro do profeta Oseias pela ótica do crítico literário Northrop Frye, com a finalidade de ressaltar as mensagens proféticas e refletir sobre questões existenciais do ser humano, que caminham do tempo do profeta para os dias de hoje.

Biografia do Autor

Rita de Cassia Scocca Luckner, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil

Pós-graduada em Língua Inglesa, integrante do grupo de pesquisa Relegere, Mestranda em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, Brasil, e bolsista CAPES. Artigo apresentado ao Prof. Dr. José Ademar Kaefer, como atividade da disciplina Teologia das Religiões: El Libro Del Profeta Oseas.

Referências

ALTER, Robert. A arte da narrativa bíblica. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

Bíblia. Português. Bíblia de Jerusalém. Tradução: Euclides Martins Balancin. São Paulo: Paulus, 2002.

ELIADE, Mircea. Mito e realidade. 5. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1998.

FRYE, Northrop. O código dos códigos: A Bíblia e a literatura. Tradução Flávio Aguiar. São Paulo: Boitempo, 2004.

HUBBARD, David. Oseias – Introdução e comentário. São Paulo: Nova Vida, 2006.

MARQUES, M.A.; NAKANOSE. No amor e na ternura, a vida renasce. Oseias: roteiros e orientações para encontros. São Paulo: Paulus, 2005.

PEDRO, Enilda de Paula; NAKANOSE, Shigeyuki. Como ler o livro de Oseias. 3. ed. São Paulo: Paulus, 1995.

SMITH, Mark S. O memorial de Deus: história, memória e a experiência do divino no Antigo Israel. Tradução: Luiz Alexandre S. Rossi. São Paulo: Paulus, 2006.

Downloads

Publicado

08/01/2022

Como Citar

LUCKNER, R. de C. S. . Entre <i>logos, mythos e kerygma</i>: uma releitura do livro de Oseias à luz da crítica literária de Northrop Frye. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 32, n. 128, p. 484–495, 2022. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/579. Acesso em: 26 abr. 2024.