Negação da ciência e fundamentalismo: um pouco de história e pistas para o debate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54260/eb.v40i150.999

Palavras-chave:

Bíblia e ciências, Bíblia e fundamentalismo, Teoria da Evolução, design inteligente

Resumo

As relações entre as ciências biológicas e a teologia fundamentalista nunca foram pacíficas, porque os teólogos olharam, na esmagadora maioria das vezes, para a ciência com certa resistência e desconfiança, na perspectiva de que as ciências biológicas procuravam negar a Bíblia, e, na contrapartida teológica para resistir e enfrentar esta oposição, a teologia fundamentalista resolveu atacar a ciência. Os resultados das ciências biológicas, em especial a teoria da evolução de Darwin, não era uma construção para desmerecer a Bíblia, embora seus resultados colocassem em xeque-mate algumas conclusões preciosas para a teologia fundamentalista, como a criação do mundo natural por Deus. A teoria de Darwin não se preocupa nem se dirige contra a Bíblia e a teologia, não é este seu alvo; no entanto, a teologia fundamentalista, ao se sentir atacada pelos resultados da teoria de Darwin, se voltou para atacar e negar as ciências biológicas em geral, mas em especial a teoria da evolução. O presente estudo analisa a relação tumultuada entre a teologia fundamentalista e as ciências biológicas, e como aquela busca negar e até deixar de estudar a teoria de Darwin e outros resultados das ciências biológicas nas escolas de ensino básico, médio, e algumas vezes até um universidades. Os resultados do estudo mostram como a teologia fundamentalista foi minando a importância das ciências e como foi impedindo, nas escolas, o acesso às informações científicas.

Biografia do Autor

  • Clovis Torquato Junior, Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal

    Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Mestre em Teologia pelas Faculdades Batista do Paraná. Doutorando na Universidade de Aveiro, Aveiro, Portugal.

  • Luiz José Dietrich, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil

    Doutor em Ciências da Religião com concentração em Bíblia pela Universidade Metodista de São Paulo e Mestre em Teologia com ênfase em Estudos Bíblicos pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção. Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil. É assessor Nacional do CEBI - Centro de Estudos Bíblicos, e do Centro Bíblico Verbo.

Referências

BEHE, Michael. A Caixa preta de Darwin. O desafio da bioquímica à teoria da evolução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1977.

DAWKINS, Richard. O relojoeiro cego: A teoria da evolução contra o desígnio divino. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

DIAMOND, Jared. Colapso: como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

DIETRICH, Luiz José; SILVA, Cássio Murilo Dias da. Religião, Revelação, Textos Sagrados. Pistis & Praxis: Teologia Pastoral, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 627-656, jan./abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/2175-1838.13.01.AO03

ELDREDGE, Niles. The triumph of evolution and the failure of creationism. New York: N. H. Freeman, 2000.

JOHNSON, Philip. Darwin on trial. Downers Grove: Inter Varsity Press, 1991.

KITCHER, Philip. Abusing science. The case against creationism. 11th ed. Cambridge: MIT Press, 1999.

MAYR, Ernst. O desenvolvimento do pensamento biológico. Brasília: Editora da UNBB, 1998.

ORR, Allen. Darvin vs. Intelligent Design (Again). Boston Review, Cambridge, 1996/1997. Disponível em: https://www.bostonreview.net/articles/darwin-v-intelligent-design-again/. Acesso em: 10 jan. 2024.

SAGAN, Carl. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo, Companhia das Letras, 1996.

TAMBOSI, Orlando. A cruzada contra as ciências. Quem tem medo do conhecimento?. Florianópolis: Editora da UFSC, 2010.

WEINBERG, Steven. Sonhos de uma teoria final. A busca das leis fundamentais da natureza. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.

WELLS, Steve. Drunk with Blood: God's Killings in the Bible. SAB Books, 2013.

Downloads

Publicado

26/05/2025

Como Citar

TORQUATO JUNIOR, Clovis; DIETRICH, Luiz José. Negação da ciência e fundamentalismo: um pouco de história e pistas para o debate. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 40, n. 150, p. 159–173, 2025. DOI: 10.54260/eb.v40i150.999. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/999. Acesso em: 20 jan. 2026.

Artigos Semelhantes

1-10 de 660

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>