Oseias 13 e a condenação dos “touros jovens”
Palabras clave:
Oseias, religião, cultura, touro jovemResumen
A proposta deste artigo é rever o significado da condenação dos “touros jovens” na profecia de Oseias no contexto do Reino do Norte, no séc. VIII a.E.C. No reinado de Jeroboão II (783-743 a.E.C.), a divindade nacional de Israel Norte é Javé (e não Baal), representado na imagem de “touro jovem”, em importantes santuários do Norte, como Betel e Samaria.Tendo por base a relação entre culto e rei, a condenação das imagens do touro nas liturgias oficiais representa, metonimicamente, a condenação da política global dos reis de Israel Norte, especialmente o processo de desapropriação das terras das famílias camponesas. Somente em releituras posteriores, exílicas e pós-exílicas, a condenação das imagens do touro torna-se uma tendência iconoclasta e monoteísta.
Citas
BRENNER, A. (org.): Profetas. Uma leitura a partir de gênero. São Paulo: Paulinas, 2003, p. 446-479.
CROATTO, J.S. A Deusa Aserá no antigo Israel – A contribuição epigráfica da arqueologia. Em: Revista de Interpretação Bíblica Latino-Americana. V. 38. Petrópolis / São Leopoldo: Vozes, Sinodal, 2001, p. 32-44.
FAUST, Avrahan. Ethnic Complexity in Northern Israel During Iron Age II. In: Palestine Exploration Quarterly, 132, 2000.
FINKELSTEIN, I. The Forgotten Kingdom. The archaeology and History of Northern Israel. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2013.
FINKELSTEIN, I.; SILBERMAN, N. A Bíblia não tinha razão. São Paulo: A Girafa Editora, 2003.
GERSTENBERGER, E. Teologias no Antigo Testamento. Pluralidade e sincretismo da fé em Deus no Antigo Testamento. São Leopoldo: Sinodal/CEBI, 2007.
HARRIS, R.L; ARCHER Jr., G.L.; WALTKE, B.K. Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 1998, p. 198-200.
KAEFER, J.A. O Êxodo como tradição de Israel Norte, sob a condução de El e Javé na forma de touro jovem. Em: Horizonte, PUC Minas, Programa de Pós-Gradução em Ciências da Religião, v. 13, n. 38, abr./jun. 2015, Dossiê: Islamismo: Religião e Cultura, p. 878-906.
KEEFE, A.A. O corpo feminino, o corpo político e a terra: uma leitura sociopolítica de Oseias 1–2. Em: BRENNER, A. (org.). Profetas, a partir de uma leitura de gênero. São Paulo: Paulinas, 2003, p. 93-131.
LIVERANI, M. Para além da Bíblia. História antiga de Israel. São Paulo: Paulus/Loyola, 2008.
RÖMER, T. A chamada história deuteronomista. Introdução sociológica, histórica e literária. Petrópolis/RJ: Vozes, 2008.
RÖMER, T. Oseias. Em: RÖMER, T.; MACCHI, J.-D.; NIHAN, C. (orgs.). Antigo Testamento. História, Escritura e Teologia. São Paulo: Loyola, 2010, p. 465-483.
RÖMER, T. Les cultes de YHWH en Israël et Juda entre 930 et 722 avant notre ère. Première Partie: YHWH en Israël (“Royaume du Nord”). Collége de France, 2011, p. 1-27.
RÖMER, T. Les écritures mises au jour sur le site antique d’Ougarit (Syrie) et leur déchiffrement. Paris: Académie des Inscriptions et Belles-Letters, 2013, p. 32-44.
RÖMER, T. The case of the Book of Kings. Em: EDELMAN, D.V. Deuteronomy-Kings as emerging authoritative books. A conversation. Atlanta: Society of Biblical Literature, 2014, p. 187-201.
ZENGER, E. e outros. Introdução ao Antigo Testamento. São Paulo: Loyola, 2003, p. 465-473.