Bebês esmagados contra as pedras: santidade intolerante no imaginário do expatriado (Sl 137)

Autores

Palavras-chave:

Intolerância

Resumo

Para compreender tanta intolerância e violência, precisamos entrar na mente do autor do salmo e do grupo que ele representa. Devemos nos aproximar de seu imaginário, o máximo que o abismo temporal que nos distancia do evento nos permitir chegar.
Devemos tentar visualizar o cenário onde ele residia, no que ele trabalhava, que cenas ele testemunhava, enfim, se colocar no lugar deste personagem, experimentar uma ponta dos seus sentimentos para descobrir o motivo deste cruel desabafo.

Biografia do Autor

Lília Dias Marianno

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologias da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ), Mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e Mestre em Teologia Bíblica pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT/STBSB).

Downloads

Publicado

15/11/2021

Como Citar

MARIANNO, L. D. . Bebês esmagados contra as pedras: santidade intolerante no imaginário do expatriado (Sl 137). Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 28, n. 109, p. 43–52, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/409. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.