Desejo de poder opressor e desejo de riqueza: ídolos a expulsar da “casa” e do “caminho”

Autores

  • Sebastião Armando Gameleira Soares Centro de Estudos Bíblicos em Pernambuco, Brasil

Palavras-chave:

desejo, casa e caminho, poder e possessão, serviço e partilha

Resumo

As forças do mal, que se manifestam em diversos momentos e lugares pela ação do adversário do Reino de Deus, alimentam os desejos de poder e de riqueza na humanidade. O poder torna-se opressor e a riqueza injusta numa sociedade tentada por satanás. Jesus confronta-se com essas forças do mal até mesmo dentro do grupo de pessoas que lhe são mais próximas e que seguem o seu caminho. O desejo de ocupar os melhores lugares e ser o maior entre os demais sempre aflorou no meio dos discípulos e discípulas de Jesus, que tiveram de ser advertidos contra os interesses mundanos que carregavam. Serviço e partilha não são apenas alternativas ao poder e à posse, mas a única maneira humanizante de viver nossa potência de ser.

Biografia do Autor

Sebastião Armando Gameleira Soares, Centro de Estudos Bíblicos em Pernambuco, Brasil

Bispo emérito da Igreja Anglicana. Fundador do Centro de Estudos Bíblicos em Pernambuco. Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma, Mestre em Ciências Bíblicas pelo Instituto Bíblico de Roma. Mestre em Filosofia pela Universidade Lateranense de Roma. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda.

Referências

BELO, Fernando. Lecture Matérialiste de l’Evangile de Marc. Paris, 1975.

DIETRICH, Luiz José (org.). Ser é poder. São Leopoldo: CEBI; São Paulo: Paulus, 2002.

SOARES, Sebastião Armando Gameleira. Palavra da Cruz x ideologia: para que não se esvazie a Cruz de Cristo, da série “Palavra na Vida”, n. 99, São Leopoldo: CEBI, 1996.

SOARES, Sebastião Armando Gameleira; CORREIA JÚNIOR, João Luiz; OLIVA, José Raimundo. Evangelho de Marcos. São Paulo: Fonte Editorial, 2012.

Downloads

Publicado

07/10/2021

Como Citar

SOARES, S. A. G. . Desejo de poder opressor e desejo de riqueza: ídolos a expulsar da “casa” e do “caminho”. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 135, p. 304–316, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/100. Acesso em: 23 abr. 2024.