“Nos salgueiros penduramos nossas harpas” (Sl 137,2): O exílio babilônico
Palavras-chave:
Migração, Exílio, Deportações, Estrangeiro, IdentidadeResumo
As migrações são uma realidade complexa e de múltiplas causas. Assim como elas fazem parte da história brasileira, o mesmo ocorre em relação à história de Israel, registradas desde seus primórdios. Situado entre o Egito e a Mesopotâmia, Israel sempre conviveu com migrantes. A presença de estrangeiros em terras israelitas foi uma realidade contínua e a fome foi uma das principais causas das migrações bíblicas. Por isso a grande atenção da Sagrada Escritura para com os estrangeiros, a ponto de exigir amá-los como a si próprios (Lv 19,34). O exílio babilônico rompeu com uma trajetória de Israel. Com as deportações, Israel tornou-se migrante, não apenas em terras estrangeiras, mas também em sua própria pátria. A concepção pós-exílica de Israel ser um povo santo e consagrado ao Senhor foi rompendo com os estrangeiros, passando a considerá-los impuros, com os quais deveriam evitar relações.
Referências
BOHN GASS, Ildo. Exílio babilônico e domínio persa. São Leopoldo: Cebi e São Paulo: Paulus, 2004 (Uma Introdução à Bíblia 5).
CANDATEN, Analita. Povo a caminho: uma espiritualidade que gera esperança. 2. ed., Caxias do Sul: Lorigraf, 2007.
CARVALHAES, Cláudio. Um mundo sem muros. Ribla, 63, São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, p. 13-24, 2009.
CORRÊA, Mariana A.S. et al. Migração por sobrevivência: soluções brasileiras, Remhu, Ano XXIII, n. 44, p. 221-236, jan/jun 2015.
GALLAZZI, Sandro. Meu pai foi um arameu migrante. Ribla, 63, São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, p. 25-36, 2009.
KESSLER, Rainer. História social do antigo Israel. Tradução de Haroldo Reimer. São Paulo: Paulinas, 2009. (Cultura bíblica, 4).
KLEIN, Ralph W. Israel no exílio: uma interpretação teológica. São Paulo: Paulinas, 1990 (Coleção Temas Bíblicos).
MARIANNO, Lília Dias. Bebês esmagados contra as pedras: santidade intolerante no imaginário do expatriado (Sl 137), Estudos bíblicos, v. 28, n. 109, p. 43-52, 2011.
_____. A lei e os “fora-da-lei”: os encontros e desencontros entre lei e migrantes no Antigo Israel, Ribla, 63, São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, p. 53-62, 2009.
MÍGUEZ, Julio L. Ezequiel, in OPORTO, Santiago G.; GARCÍA, Miguel S. (Com. Edit.). Comentário ao Antigo Testamento, v. 2. São Paulo: Ave-Maria, p. 179-236, 2002.
SCHWANTES, Milton. O direito dos pobres. São Bernardo do Campo: Editeo; Oikos, 2013 (Série Teses).
_____. Sofrimento e esperança no exílio: história e teologia do povo de Deus no século VI a.C. 2. ed., São Leopoldo: Oikos, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos Bíblicos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.