Os Macabeus

Autores

  • Romano Dellazari Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Judaísmo palestinense, Macabeus, Helenismo, Dinastia dos Hasmoneus, Fariseus, Saduceus

Resumo

Esta pequena pesquisa aborda a história do período dos macabeus (guerra pela liberdade religiosa como também a ascensão da dinastia asmoneia) na Palestina, de modo especial na província de Jerusalém, desde sua passagem sob o domínio dos ptolomeus (Egito) para o domínio dos selêucidas (Síria), como ainda os fatos que se seguiram e que se concretizaram num período de independência da Judeia por um período de cem anos, e ainda, também, a sucessiva derrocada dos asmoneus e a passagem da Palestina para o poder de Roma.

Biografia do Autor

Romano Dellazari, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia, Mestre em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Professor de Cultura Religiosa na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Referências

GALLAZZI, Sandro; RUBEAUX, Francisco. O primeiro livro dos Macabeus: autocrítica de um guerrilheiro. Petrópolis: Vozes; São Leopoldo: Sinodal, 1993. (Comentário Bíblico: AT).

GARCÍA MARTÍNEZ, F. Palestina sob o domínio grego (333-167 a.C.). In: GONZÁLEZ Echegaray , J. A Bíblia e seu contexto. São Paulo: Ave-Maria, 1994, p. 231-246 (Introdução ao Estudo da Bíblia I).

_____. A restauração nacional e expansão asmoneia (167-63 a.C.). In: GONZÁLEZ Echegaray , J. A Bíblia e seu contexto. São Paulo: Ave-Maria, 1994, p. 247-264 (Introdução ao Estudo da Bíblia I).

HORSLEY, Richard A.; HANSON, John S. Bandidos, Profetas e Messias: Movimentos populares no tempo de Jesus. São Paulo: Paulus, 1995.

JOSEFO, Flávio. História dos Hebreus. De Abraão à queda de Jerusalém. Obra completa. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.

MARTONE, Corrado. Il Giudaismo Antico: 538 a.e.v.- 70 e.v. Roma: Carocci, 2008.

MERLO, Paulo. Storia di Israele e Giuda. In: MERLO, Paolo. L’Antico Testamento: Introduzione storico-letteraria. Roma: Carocci, 2008, p. 49-68.

Downloads

Publicado

09/10/2021

Como Citar

DELLAZARI, R. Os Macabeus. Estudos Bíblicos, São Paulo, v. 34, n. 134, p. 147–159, 2021. Disponível em: https://revista.abib.org.br/EB/article/view/111. Acesso em: 28 mar. 2024.